Um dos maiores centroavantes da história do futebol brasileiro, Careca tem uma saída para melhorar o desempenho de Fred. Ele entende que o camisa 9 da Seleção precisa de um atacante para jogar ao seu lado, e não meias vindo de trás, como é o modelo atual da Seleção.

Continua depois da publicidade

Leia todas as notícias sobre a Copa do Mundo de 2014

Confira a tabela completa do Mundial

Comentarista da TV japonesa TBS (Tokyo Broadcasting System), ele passará o dia na Granja Comary, onde o Brasil retoma os treinos visando o jogo de sexta-feira contra a Colômbia, no Castelão, às 17h. Careca jogou no Kashiwa Reysol por quatro anos, na década de 1990.

Continua depois da publicidade

Na Seleção, marcou 29 gols em 63 jogos. Na Copa de 1986, mesmo eliminado nas quartas, marcou cinco gols e foi vice-artilheiro, atrás apenas do inglês Lineker. Careca, 53 anos, entende que é o técnico Luiz Felipe Scolari quem orienta Fred a se movimentar pouco.

– Ele não sai para os lados para prender os zagueiros na área. Como Hulk não está bem e Oscar precisa marcar, ele fica isolado. A história do futebol brasileiro mostra que precisamos de dois atacantes de ofício. Por que não Fred e Jô juntos – disse Careca, condenando a tese da retirada do centroavante em nome de um ataque de movimentação.

A má Copa dos laterais Daniel Alves e Marcelo contribui para Fred não desencantar, segundo o ex-jogador.

Continua depois da publicidade

– Sem ponteiros ou atacantes de verdade pelos lados, sobram os laterais para ir ao fundo. Mas o Daniel e o Marcelo não passam. Aí fica difícil. Se eu fosse o Fred, sairia da área e buscaria movimentação mais aguda – sugeriu Careca, que seria titular também em 1982, mas se lesionou na preparação, dias antes da estreia na Copa.

Parceiro de Maradona no lendário Napoli dos anos 80, Careca acredita na Seleção contra a Colômbia, mas está não está gostando do futebol apresentado. Ele entende que, a rigor, apenas Neymar está com regularidade em alto nível. O ex-centroavante desaprovou também uma declaração do capitão Thiago Silva, que afirmou ser do jogo uma eventual eliminação:

– Pode até pensar isso, mas não pode falar antes. Tem de passar confiança, a ideia de que perder é algo que não passa pela cabeça.

Continua depois da publicidade

Baixe o aplicativo Além do Campo, da Liga dos Fanáticos, e siga as seleções da Copa.

Android

IOS

ZH ESPORTES