Os cardeais que vão participar do conclave começaram a se transferir para a Casa de Santa Marta, no Vaticano, na manhã desta terça-feira. Os cinco brasileiros que vão participar da escolha chegaram há pouco à residência.

Continua depois da publicidade

Às 16h30min (12h30min no Brasil), depois de participarem de uma celebração especial na Capela Paulina _ a missa Pro Eligendo Pontifice (Para eleger o papa) _, eles ingressam na Capela Sistina. É lá, sob os afrescos que retratam o Juízo Final pintados por Michelangelo, que os religiosos vão escolher o sucessor de Bento XVI.

Hoje, completam-se 12 dias desde que o trono de São Pedro ficou vacante, após a renúncia do agora Papa Emérito. A terça-feira que marca o conclave começou com sol entre nuvens, depois de uma madrugada sob chuva torrencial. A volta do tempo seco atrai milhares de pessoas à Praça de São Pedro.

A primeira votação está prevista para o final da tarde, e a estimativa é de praça lotada para ver a primeira fumaça saindo da chaminé da Capela Sistina.

Continua depois da publicidade

A imprensa italiana volta a fazer especulações sobre quem seriam os candidatos com mais chances de vencer a eleição. E mais uma vez o nome do cardeal brasileiro dom Odilo Scherer aparece entre os mais cotados. O diário aponta que o cardeal italiano Angelo Scola teria arregimentado em torno de si cerca de 50 votos e seria o nome mais forte, seguido por dom Odilo e pelo americano Timothy Dolan.

Acompanhe a cobertura do enviado do Grupo RBS ao Vaticano

Em site especial, leia todas as notícias sobre a Sucessão na Igreja

Mosaíco: quem são os 115 cardeais responsáveis pela eleição do novo papa

Infográfico: entenda como funciona o conclave no Vaticano