Os cardeais brasileiros que participarão do conclave, que é a eleição que definirá o novo papa, começam a viajar nesta terça-feira (22) para Roma, na Itália. Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) eles estão embarcando conforme a disponibilidade de voos. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O arcebispo metropolitano de Porto Alegre e presidente da CNBB, cardeal Dom Jaime Spengler, e Dom Orani Tempesta devem ser os primeiros a chegar no Vaticano.

Quem são os cardeais cotados como possíveis sucessores do papa Francisco

Eles também devem participar do funeral do papa Francisco, morto nesta segunda-feira (21) aos 88 anos por insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral (AVC).

Continua depois da publicidade

Quem são os brasileiros no conclave

O processo do conclave ainda não tem data definida, mas deve começar em até 20 dias após a morte do pontífice. Pelas regras da Igreja Católica, apenas cardeais com menos de 80 anos de idade podem votar. Entre os oito cardeais brasileiros, sete atendem a esse critério; entre eles, três são catarinenses. Os representantes de Santa Catarina nasceram nas cidades de Gaspar, Forquilhinha e Mafra.

Com 77 anos, Dom João Braz de Aviznatural de Mafra, município do Planalto Norte do Estado, é o mais velho dos três cardeais. Ele também foi o primeiro a ser nomeado para a função: em 2012, recebeu o barrete cardinalício, na Basílica de São Pedro, pelas mãos do Papa Bento XVI.

Dom Leonardo Ulrich Steiner nasceu em 6 de novembro de 1950 em Forquilhinha, no Sul de Santa Catarina, na diocese de Criciúma. Tem 74 anos e fez sua profissão religiosa na Ordem dos Frades Menores em 1976, sendo ordenado sacerdote em 1978. Em 2020, assumiu como Arcebispo de Manaus (AM).

O terceiro catarinense é Dom Jaime Spengler, 64 anos, nascido em 1960. Em 2024, como Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, ele foi nomeado cardeal junto a outras 20 pessoas de todo o mundo no Vaticano. 

Continua depois da publicidade

O Brasil ocupa a terceira posição em número de cardeais eleitores, ficando atrás da Itália e dos Estados Unidos. Confira quem são os sete cardeais brasileiros que estão na lista do Vaticano para participar do conclave:

  • Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), 64 anos.
  • Sérgio da Rocha, Primaz do Brasil e arcebispo de Salvador, 65 anos.
  • Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, 75 anos.
  • Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, 74 anos.
  • Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília, 57 anos.
  • João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília, 77 anos.
  • Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus, 74 anos.

Leia mais

Vaticano divulga data e horário do funeral do papa Francisco

Preparativos para Conclave já começaram, diz cardeal de Santa Catarina

“Não havia explicação médica”: como benção de papa Francisco “salvou” bebê de SC