Os cinco cardeais brasileiros que votarão no conclave já estão em Roma. Dom Raymundo Damasceno, dom Cláudio Hummes, dom Odilo Scherer, dom Geraldo Majella Agnelo e dom João Braz de Aviz se preparam para as reuniões preliminares, no Colégio de Cardeais, que começam hoje e que vão preparar a eleição do 266º Papa em um conclave ainda sem data definida e em que nenhum nome parece como certo.

Continua depois da publicidade

O conjunto de 209 cardeais foi convocado pelo decano do Colégio Sagrado, o cardeal Angelo Sodano, os prelados eleitores (com menos de 80 anos) e aqueles que passaram desta idade. Também não há prazo para a conclusão do clonclave.

No passado, ele chegou a durar dois anos e meio. Pela legislação do Vaticano, a escolha do Papa deve ser definida por dois terços dos votos favoráveis. Sem consenso, podem ser realizadas até 33 votações para definir o nome escolhido. Bento XVI, de 85 anos, deixou o pontificado no último dia 28. Desde então ocorre o período de Sé Vacante (sem papa), ilustrado nos selos do correio vaticano por um bonito guarda-sol vermelho sobre as chaves de São Pedro cruzadas.