A carceragem da 2a DP de São José poderá ser parcialmente interditada pela Vigilância Sanitária de São José. A decisão será divulgada nesta terça-feira, dia 26 após reunião da equipe de fiscalização e da direção.

Continua depois da publicidade

Equipes das vigilâncias Sanitária e Epidemiológica do município inspecionaram a carceragem, na tarde desta segunda-feira, dia 25, por determinação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) com base em denúncias publicadas pelo DC desde o dia 20 de junho.

A reportagem acompanhou a inspeção. Um cheiro nauseante de fumaça pairava em todo o andar térreo da delegacia.

_Quando alguém usa o banheiro, queimamos papel para o cheiro não ficar insusportável_contou um dos detentos, obrigado a dividir o vaso sanitário instalado no chão da cela, às vezes com outros 13.

Continua depois da publicidade

Durante a inspeção, os presos foram transferidos para o “arraial”, como a cela estilo “masmorra” é chamada. Escura, imunda, fétida, sem ventilação e com o vaso sanitário entupido.

As equipes se espremiam na cela apertada, entre roupas penduradas em varais improvisados. Tiraram fotos, mediram o espaço, observaram as condições do local como a sujeira espalhada.

A Vigilância Epidemiológica atestou se o ambiente é favorável ou não à transmissão de doenças infecto-contagiosas.

Continua depois da publicidade

_É absolutamente propício. Não tem circulação de ar, higiene, incidência solar nem controle de temperatura. As refeições são fornecidas sem regularidade. E a alimentação é fundamental para uma boa condição de saúde das pessoas. Os presos nao passam por triagem. Um detento saudável pode ficar em contato com outro preso com tuberlucose ou hanseníase_observou a diretora da Epidemiológica, Michelle Estácio.

O delegado da 2a DPSJ, Manoel Galeno ainda não teve resposta sobre seu pedido à Justiça pela desativação da carceragem. Os agentes policiais além de recolherem lixo nas celas, sem luvas, são desviados da função para buscar comida para os presos, o que é responsabilidade da Secretaria de Justiça e Cidadania (SJC).