Uma baleia-jubarte foi encontrada morta na tarde de quinta-feira (22) no costão da Ponta Vigia em Garopaba, no Sul de Santa Catarina. Até esta sexta-feira (23), o animal permanecia encalhado no local.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Segundo o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP/BS), coordenado pelo Instituto Australis, moradores relataram que a carcaça ficou boiando por cerca de dois dias entre as praias do Siriu e Garopaba. O animal é uma baleia-jubarte juvenil, que apresentava marcas de cabos retílineos próximo à cauda.
Por conta do encalhe ocorrer em uma região com muitas pedras, de acordo com o PMP, não será possível fazer a necropsia do animal para descobrir a possível causa da morte. O repórter fotográfico Alan Pedro filmou detalhes do encalhe da baleia na região. Confira as imagens:
Esse é o primeiro encalhe de baleia-jubarte no Trecho 2 do PMP, que vai ao Sul de Governador Celso Ramos até a Praia do Rosa, em Imbituba. Já em Santa Catarina, este é o 28º do ano. No Brasil, é o 78º.
Continua depois da publicidade
Mais uma baleia é encontrada morta em Florianópolis; são 26 no Estado só este ano
Florianópolis registra 4 baleias-jubarte presas em redes de pesca em 5 dias; 2 morreram
PMP/BS
O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.
Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

Leia também:
Por que tantas baleias-jubarte apareceram em SC neste ano
Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC
Continua depois da publicidade