Faltando cinco dias para a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), catarinenses preparam caravanas para acompanhar a cerimônia em Brasília. O PT-SC organiza parte do grupo que irá ao evento. A comitiva petista deve contar com pelo menos 23 ônibus, 42 carros, 20 motorhomes e cerca de 242 pessoas que vão de avião.

Continua depois da publicidade

Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

A estimativa é que mais de 1,3 mil pessoas participem desta comitiva. Ações de segurança foram adotadas pelo partido para tentar garantir a integridade dos membros. Um exemplo é que todos estão cadastrados no Comitê Central de Brasília do PT e em caso de problemas uma equipe de advogados está apta para agir.

A posse de Lula como presidente do Brasil ocorre neste domingo (1º). A cerimônia começa 14h com cortejo pelas ruas de Brasília.

A sessão solene da posse está marcada para às 16h, com a assinatura do termo de posse e um pronunciamento à Nação. O evento será transmitido pelos canais abertos, inclusive pela TV Globo e também no Globoplay.

Continua depois da publicidade

Segurança reforçada

Após a tentativa de um atentado com bomba no sábado (24), a equipe do presidente eleito discute reforçar a segurança durante a cerimônia de posse. Segundo o jornal Folha de São Paulo, aliados de Lula afirmam que decisões como o carro em que Lula vai desfilar só será tomada no próprio dia 1º por motivos de segurança. Há possibilidade dele desfilar em um veículo blindado.

Outro ponto que é discutido é a participação ou não do presidente eleito nos shows que estão marcados para a data. Pelo menos 20 atrações estão confirmadas até agora.

Leia também

Programação da posse de Lula será reavaliada após ameaça de atentado em Brasília

O que os baianos têm para ensinar a SC na articulação política