Para extravasar a energia acumulada em crianças e adolescentes, a Secretaria de Educação de Massaranduba criou o Projeto PAM – Postura, Atenção e Movimento, com o qual crianças de quatro a 12 anos irão aprender caratê. Na última terça-feira, ocorreu a primeira aula no Centro Esportivo Municipal.

Continua depois da publicidade

A coordenadora de educação especial, Ariane Riegel, explica que o município não tinha projeto para os alunos que têm transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

Por isso, foi pensada uma alternativa para desenvolver a concentração das crianças.

– Alunos com TDAH têm como características a hiperatividade, a impulsividade e a dificuldade de concentração. Por isso, o caratê vem somar. Acredito que todas as crianças deveriam praticar este esporte.

Continua depois da publicidade

***Leia também sobre a Programação oficial da 26ª Schützenfest

Segundo a coordenadora, dois grupos de quatro alunos foram formados, alguns deles com TDAH e outros com energia de sobra. As aulas serão semanais e no contraturno do estudante (fora do horário de aula).

O gerente de esportes Marcio Cucchi será o mestre da equipe. Ele pratica a luta há 20 anos. Conforme o professor, a proposta inicial é conhecer a turma para depois pensar nas aulas. Entre os alunos está Lucas Matheus Laube Martins, de quatro anos. A mãe dele, Luísa Laube, afirma que o projeto vale a pena porque desenvolve a disciplina e a concentração do filho.