Tema comum a diversos filmes brasileiros, a ditadura militar ainda pode render longas com abordagens originais.

Continua depois da publicidade

É o caso de Cara ou Coroa, que estreia amanhã e que será debatido pelo seu diretor, Ugo Giorgetti, no Cineclube ZH deste sábado _ para o qual ainda há entradas disponíveis (veja informações abaixo).

Cara ou Coroa se passa em São Paulo, no inverno de 1971. A história é a do dia a dia de um diretor de teatro, seu irmão e a namorada, pessoas que, como tantas outras na mesma época, levam a vida entre problemas comuns, decisões corriqueiras e uma questão fundamental: engajar-se ou não na resistência política, atuando, ainda que modestamente, contra o regime de governo. Fotografado por Walter Carvalho e estrelado por Emilio de Mello, Geraldo Rodrigues, Julia Ianina, Otávio Augusto e Walmor Chagas, o longa busca as nuanças de uma sociedade que não era sumariamente dividida entre quem apoiava a ditadura e quem a confrontava.

Fugindo das narrativas de suspense e do engajamento declarado, Giorgetti recheia o filme com figuras que vão desde militares que eram contrários à barbárie oficial até esquerdistas bem-intencionados porém contraditórios em sua luta pela liberdade.

Continua depois da publicidade

_ Quis chegar a uma visão do período que fosse menos simplória _ disse o diretor em entrevistas concedidas em São Paulo. _ Há muitos filmes em que as coisas são dicotômicas: há um personagem com uma arma e há o outro torturando. E aquele miolo, que éramos nós todos, aparece pouco. Era a resistência do pequeno gesto, como comprar o Pasquim, o Opinião.

Vencedor do Kikito de melhor filme em Gramado 1989 com Festa, Giorgetti também assinou, entre outros, Boleiros (1998) e O Príncipe (2002). Estará na sessão das 10h30min deste sábado, no Espaço Itaú, para conversar com o público sob a mediação do jornalista Daniel Feix.

Como participar

Em seu terceiro ano, o projeto Cineclube ZH promove a exibição, seguida de debate, de filmes que estão estreando nos cinemas. Você ainda pode garantir lugar na sessão de Cara ou Coroa: basta mandar um e-mail para cineclubezh@zerohora.com.br. As primeiras mensagens com data de hoje asseguram duas entradas cada.

Parceria de Zero Hora com o Espaço Itaú de Cinema, o evento é realizado sempre às 10h30min de sábado, com a presença de um jornalista de ZH e de um convidado. Desta vez, o debatedor será o próprio diretor do filme, Ugo Giorgetti, que virá de São Paulo para participar do projeto.

Continua depois da publicidade