Com o aumento das temperaturas e a proximidade do verão, a captura de animais peçonhentos cresce em Blumenau nesta época do ano. O Corpo de Bombeiros registra em média uma ocorrência por dia relacionada ao caso e entre as cobras mais comuns de serem encontradas em residências e terrenos na cidade estão a coral, a jararaca e a jararacuçu.
Continua depois da publicidade
A informação é do chefe do socorro da corporação, sargento Schmitt. Segundo ele, é comum que cobras e outros animais peçonhentos, como aranhas, apareçam em terrenos e locais onde no entorno a vegetação é abundante.
Mulher é picada por cobra em Blumenau
Menino de 12 anos é picado por cobra no bairro Escola Agrícola em Blumenau
Ele orienta que os moradores evitem armazenar materiais que possam servir de abrigo a esses animais, como telhas, pedaços de madeira e entulhos.
Continua depois da publicidade
— É muito comum irmos ao local e encontrar a cobra escondida em algum entulho. Esses locais acabam sendo criatório de rãs, pererecas e outros bichos que a cobra captura para se alimentar. Por isso ela sai do habitát dela e acaba invadindo essas áreas — explica.
Ao encontrar um animal peçonhento em casa, o sargento recomenda que o morador acione o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, e não mate o animal.
— Ao chamar os bombeiros, nós vamos até o local, fazemos a captura do animal e levamos ele até a Polícia Militar Ambiental, para que eles façam a soltura do bicho em outra região de mata aqui no Vale do Itajaí.
Caso a pessoa seja picada por uma cobra, a orientação é, novamente, chamar os bombeiros e, no máximo, lavar o local com água e sabão ou soro fisiológico e manter a vítima calma até a chegada dos socorristas.
Continua depois da publicidade