Uma “cápsula do tempo” com cartas escritas por servidores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi aberta 12 anos depois de ter sido guardada no campus de Florianópolis, na Biblioteca Universitária (BU). Os textos relatavam projeções pessoais e institucionais dos funcionários envolvidos no projeto. A abertura ocorreu na sexta-feira (1º).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

Há previsões sobre um planeta mais sustentável, com construções ecologicamente corretas, e pedidos por uma sociedade menos desigual e mais generosa, além de projeções que colocavam a UFSC entre as 100 melhores universidades do mundo.

A iniciativa surgiu de um curso de capacitação de servidores da UFSC, coordenado pela professora Neiva Aparecida Gasparetto Cornélio, que provocou os participantes a pensarem sobre o futuro. A caixa seria aberta em 2020, mas o tempo trouxe um fato inesperado que acabou adiando o evento, a pandemia do novo coronavírus

— A cápsula tem um símbolo muito maior, que era a expectativa de você chegar lá, de você vencer esse período triste que a gente passou e estar lá, para abri-la — disse a professora, conforme noticiou o g1 SC.

Continua depois da publicidade

Agora uma segunda cápsula foi preparada, com uma nova rodada de pedidos e projeções, para ser aberta, a priori, também daqui a dez anos. Desta vez, jovens que frequentam a biblioteca também depositaram suas cartas na caixa.

Leia mais

Clima é de apreensão nos bastidores da UFSC por demora na nomeação de reitor

Técnico de futsal é investigado após 12 jogadoras de time de São José denunciarem abuso sexual