Funcionários da agência espacial e da Marinha dos Estados Unidos irão recuperar a cápsula Orion, da missão Artemis I, da Nasa, que deve pousar nas águas do Oceano Pacífico por volta das 14h, deste domingo (11). O programa planeja pousar a primeira mulher e a primeira pessoa negra na Lua, em 2025. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O Orion foi lançado pelo megafoguete da Nasa, o SLS, no último mês, dia 16 de novembro. Em primeira fase do programa, a cápsula estava sem tripulação – somente alguns manequins.

A partir de agora, a Nasa vai avaliar condições físicas e dados relacionados à trajetória da missão para verificar se um ser humano consegue viajar na mesma cápsula.

A Artemis II, próxima missão projetada para 2024, será semelhante à Artemis I, mas com uma diferença: desta vez, uma tripulação humana, que ainda não foi escolhida, fará parte da viagem. Em seguida, a Artemis III, prevista para 2025, será a primeira missão tripulada da Nasa que pousará na Lua desde 1972.

Continua depois da publicidade

No entanto, todas estas missões dependem dos dados trazidos pela Artemis I, que deve pousar a partir das 14h, deste domingo (11).

A cápsula Orion tem cerca de 20 metros e, segundo a Nasa, foi projetada para suportar o ambiente hostil do espaço. Apesar disso, não há registros de equipamentos construídos pela agência espacial que enfrentou as altíssimas temperaturas de retorno que a cápsula deve sofrer neste domingo.

Leia também

Marrocos coloca África pela primeira vez nas semifinais da Copa do Mundo

“Calculista” dentro e fora de campo: os três filhos de Griezmann nasceram no mesmo dia, mas em anos diferentes