Uma cena diferente em Criciúma, Sul de Santa Catarina: uma capivara foi flagrada dentro de um supermercado da cidade e acabou sendo “presa”, na noite de terça-feira (26).

Continua depois da publicidade

Os bombeiros militares e a Polícia Militar (PM) foram acionados para retirar o animal. Segundo o Corpo de Bombeiros, o animal, de porte grande, foi encontrada ao lado de um freezer, dentro do supermercado.

Para conseguir capturar o animal, foi usada uma armadilha conhecida como “pega cachorro”, além de uma gaiola para “prender” a capivara.

Depois de retirada do supermercado, ela foi solta no habitat natural. Ela não se feriu.

Capivaras podem “invadir” ambientes urbanos

Segundo o biólogo Jackson Preuss, as capivaras se adaptam bem à vida no perímetro urbano. Essa proximidade faz com que casos como este se tornem mais comuns.

Continua depois da publicidade

— Normalmente as capivaras são animais que ficam muito próximos dos bens aquáticos, que têm água. […] Mas, algumas vezes, quem sabe buscando refúgio ou até mesmo em deslocamento de um local para outro, elas acabam invadindo os ambientes urbanos, as residências, por exemplo, ou nesse caso, um supermercado —, explica.

Ele afirma ainda que elas não são animais agressivos, mas, se forem manipulados ou se alguém tentar tocar nelas, podem tentar se defender com uma mordida.

— Assim como qualquer animal silvestre, nós temos que ter o maior cuidado ao tocá-los, porque muitas vezes esses animais podem conter algum tipo de parasita ou agente zoonótico que pode causar algum problema para nós, humanos. Então o mais adequado é mantermos distância.

Assista o resgate da capivara:

Leia mais

Capivara ferida no Centro de Itajaí volta a expor falha no atendimento a animais silvestres em SC
Sequência de acidentes envolvendo capivara em SC deixa três gravemente feridos