Uma capivara na pista atrasou mais de 25 voos da Latam no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Os pousos e decolagens tiveram que ser suspensos por 15 minutos na segunda-feira (1º), às 8h05 por conta do animal. As informações são da CBN São Paulo.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

O CEO da Latam, Jerome Cadier, fez um alerta em seu perfil no Linkedin para a presença de animais nos aeroportos do país e sobre a necessidade de uma gestão de fauna por parte dos concessionários dos aeroportos e da administração municipal:

“O efeito é em cascata, já que um voo que pousou atrasado também provavelmente vai decolar com atraso. Com isto, voos devem ser reprogramados, passageiros perdem suas conexões, tripulações chegam mais perto do seu horário limite de serviço (às vezes “vencendo” e requerendo acionar os reservas), filas no aeroporto aumentam, agentes devem fazer hora extra, ligações no call center se acumulam…e por aí vai. E isto por uma capivara! Mais frequentes ainda são eventos com pássaros. Tudo isto requer uma gestão de fauna por parte do aeroporto e do município. Tudo isto gera custo, que todos nós pagamos”.

Esta não é a primeira vez que o maior roedor do mundo invade o aeroporto de Guarulhos. Em 2021, um avião da Latam colidiu com uma capivara na decolagem e precisou queimar combustível para depois regressar e pousar no aeroporto para troca de aeronave.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Luana Amorim

Leia também

VÍDEO: Grupo de capivaras chama a atenção em rua movimentada de Florianópolis

Último sobrevivente de navio afundado no ataque à Pearl Harbor morre aos 102 anos