Florianópolis vai receber pela primeira vez a Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama, uma das maiores e mais tradicionais iniciativas brasileiras de conscientização da doença. Depois de 46 edições realizadas em 11 cidades do país, o evento chega à capital catarinense na próxima semana: as provas, ambas com cinco quilômetros de extensão e divididas em apenas duas modalidades (masculina e feminina), ocorrem no domingo, dia 16, na Beira-Mar Continental.
Continua depois da publicidade
Celebridades como o ator Eriberto Leão (o Ulisses, de Guerra dos Sexos) e as atrizes Emanuelle Araújo (que fez a Teodora, em Gabriela) e Lucy Ramos (a Sheyla, de Salve Jorge) já estão confirmadas para a entrega de prêmios. Além dos primeiros colocados na corrida e na caminhada, serão homenageados os participantes mais idosos. Todos os inscritos vão receber camiseta com o símbolo da campanha, material informativo e outros brindes.
O evento é promovido desde 1999 pelo Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), localizado em São Paulo. Em Florianópolis, o IBBC escolheu o Hospital de Caridade como entidade filantrópica a ser beneficiada pela 47ª edição. Uma doação de R$ 25 mil já foi feita ao hospital, segundo o produtor-executivo do evento, Onésimo Affini Júnior.
Ele conta que o fato de o IBCC ser um centro de referência mundial na pesquisa sobre o câncer foi fundamental para que o símbolo da campanha, o conhecido alvo azul criado pelo estilista americano Ralph Lauren, pudesse ser usado no Brasil.
Continua depois da publicidade
O primeiro lote de camisetas, lançado em 1994 nos Estados Unidos, rendeu 2 milhões de dólares a um centro de pesquisa da Georgetown University, a mesma universidade que nos anos 1980 descobriu, em parceria com IBCC, que o vírus HPV é o principal causador do câncer do colo do útero.
– Levamos isso ao conselho de moda para que a Hering fosse autorizada a usar o símbolo nas camisetas – diz Onésimo, referindo-se ao Council of Fashion Designers of American, entidade que detém os direitos sobre a marca.
Continua depois da publicidade