O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, anunciou hoje a candidatura da capital do país, Baku, para sediar os Jogos Olímpicos de 2016, uma disputa em que outras cidades já estão envolvidas, como Rio de Janeiro e Madri.
Continua depois da publicidade
– Há alguns anos nem sequer sonhávamos em sediar os Jogos Olímpicos. Acho que os dirigentes olímpicos prestarão atenção à nossa proposta – assegurou Aliyev à imprensa local.
Aliyev fez estas declarações ao inaugurar um complexo olímpico em Masalli, cidade que está 240 quilômetros ao sul de Baku, perto da fronteira com o Irã. O presidente reconheceu que é preciso ser “realista”, já que, como regra geral, as candidaturas olímpicas nunca têm sucesso na primeira tentativa. Baku, cidade de 2,2 milhões de habitantes, é banhada pelo Mar Cáspio e viveu seu apogeu no final do século XIX e início do XX, quando os irmãos Nobel fizeram fortuna no incipiente negócio do petróleo.
O Azerbaijão, país independente desde a desintegração da União Soviética, em 1991, tem uma das maiores reservas mundiais de petróleo e é uma das economias com maior crescimento do planeta, com cerca de 30% ao ano. Outras cidades que mostraram sua intenção de sediar as Olimpíadas de 2016 são Rio de Janeiro, Madri, Tóquio, Doha e uma cidade americana que sairá entre Chicago e Los Angeles. A cidade russa de São Petersburgo também anunciou que se candidatará caso o balneário de Sochi não consiga sediar os Jogos de Inverno 2014.
Continua depois da publicidade