A 63 quilômetros de Joinville, o município de Corupá, com 14 mil habitantes, é a capital catarinense da banana. Mas esse não é o único título. O prefeito Luiz Carlos Tamanini conta que a cidade também foi reconhecida como a capital das plantas ornamentais.

Continua depois da publicidade

Como explica Tamanini, o cultivo de plantas para paisagismo e flores faz parte da cultura da cidade há muitos anos. Mas, agora, a atividade se profissionalizou, principalmente como uma alternativa rentável à produção de banana.

Hoje, são mais de 300 produtores de plantas ornamentais. A vertente mais lucrativa é o paisagismo, em que apenas uma planta, como a palmeira azul, pode ser vendida a R$ 3 mil.

Apesar das dimensões discretas, Corupá também tem uma indústria forte. O município é um dos maiores produtores da América do Sul de conectores eletrônicos, destacando-se, ainda, nos setores têxtil, moveleiro e metalmecânico. A indústria participa com cerca de 70% da composição da economia local.

Continua depois da publicidade

A bananicultura e as indústrias têxtil, moveleira e metalmecânica são as principais atividades na cidade que agora também produz plantas ornamentais. Corupá tem 560 empresas, sendo que a indústria participa com 70%, a agricultura com 12% e comércio e serviços com 18% da economia local.