O ministro do Interior da Croácia, Ranko Ostojic, declarou nesta sexta-feira que a capacidade de recepção do país está “saturada”, depois que 13.000 migrantes entraram no país desde quarta-feira.
Continua depois da publicidade
“Registramos até agora 13.000 migrantes em território croata, um número que indica que nossa capacidade de recepção está saturada”, declarou o ministro ao canal N1.
“Devo destacar que nosso dever é registrar em virtude das regras europeias. Estas pessoas podem solicitar a proteção da Croácia e nosso objetivo principal neste momento é estabilizar a acolhida e atender aqueles que precisam de ajuda e que já estão aqui”.
“Fechamos os postos de fronteira, pois estamos confrontados a um grande número de entradas”, completou Ostojic.
O fluxo de migrantes, incluindo refugiados em fuga dos conflitos do Oriente Médio, que entram na Croácia a partir da Sérvia é incessante.
Continua depois da publicidade
As autoridades croatas decidiram na quinta-feira fechar “até nova ordem” sete das oito passagens de fronteira com a Sérvia.
Desde que a Hungria fechou sua fronteira com a Sérvia com um alambrado, os migrantes optam por passar pela Croácia no caminho até o norte da Europa.
* AFP