A lendária capa do disco dos Beatles, Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band, de 1967, foi recriada por seu autor, Peter Blake. As informações são da BBC Brasil.

Continua depois da publicidade

A adaptação foi feita tanto para marcar o 80° aniversário de Blake quanto para integrar o Vintage Festival, um evento que vai celebrar a música, moda, dança e artes visuais britânicas desde a década de 1920 até os anos 1980, organizado pelo designer Wayne Hemingway. O festival acontece no Boughton Estate, condado de Northamptonshire, de 13 a 15 de julho deste ano.

No novo Sargent Peppper’s saem, por exemplo, as imagens do filósofo Karl Marx, da atriz Marilyn Monroe, do humorista WC Fields e do pai da psicanálise, Sigmund Freud. Eles são substituídos por imagens de Amy Winehouse, Noel Gallagher, os artistas visuais Tracey Emin e Damien Hirst e o guitarrista Eric Clapton.

Os Beatles também estão ausentes na nova versão. ”Não possuo os direitos de imagem. Em parte isso ocorreu porque cometemos um erro na ocasião. Eu e meu agente assinamos um acordo abrindo mão de quaisquer royalties ou copyrights”, lamenta o artista. Mas ele conseguiu contornar o veto aos Beatles, incluindo não apenas um, mas três McCartneys. Seu amigo de longa data Paul está ali, assim como sua filha, a estilista Stella, e sua irmã, a fotógrafa Mary.

”O que me deixa vagamente deprimido é que fiquei conhecido como ‘Peter Blake – que fez a capa de Sgt Pepper’, quando eu, na verdade, fiz muito mais. De vez em quando, eu esqueço disso, mas acabo sempre sendo lembrado”, afirma Blake à BBC.

Continua depois da publicidade