O Hospital Beatriz Ramos, em Indaial, deu início neste mês à implantação de um novo projeto: o Cãoterapia. O trabalho tem como base a cinoterapia, uma abordagem terapêutica que utiliza cães como coterapeutas no tratamento dos pacientes.

Continua depois da publicidade

O projeto será desenvolvido gratuitamente pela Vira-Lata Clínica Veterinária, de Indaial. Todas as quintas-feiras, Olívia, como é chamada a cachorra da raça Whippet, estará na unidade. Ela será conduzida pela tutora, Simone Polz.

Conhecido por ser o melhor amigo do homem, o cão (ou a Olívia neste caso) desempenha papel importante no dia a dia das pessoas. Reduzir a ansiedade, sintomas de depressão e estresse, além de melhorar o humor e auxiliar no desenvolvimento de habilidades motoras e coordenação são alguns dos benefícios.

A companhia dos cães faz com que o paciente se sinta necessário e tenha mais autonomia. Isso é ainda mais eficaz quando estamos falando de tratamentos paliativos ou quando os pacientes estão internados há muito tempo. Traz o saudosismo do lar ao paciente internado – explica a administradora do hospital, Adriane Ferrari.
Olivia é da raça Whippet
Olivia é da raça Whippet (Foto: Prefeitura de Indaial)

Continua depois da publicidade