Uma reunião promovida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) juntou representantes do Floripa Airport e das companhias aéreas Gol, Latam e Azul, na terça-feira (27), na 29ª Promotoria de Justiça da Capital. O encontro discutiu medidas de suporte aos clientes que tiveram os voos cancelados no dia 12 de agosto, quando o aeroporto de Florianópolis ficou fechado após problemas envolvendo o pneu de uma aeronave e cerca de 15 mil clientes foram prejudicados.
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Na reunião, que também contou com a presença do Procon de Florianópolis, o MPSC questionou a capacidade e qualidade do Floripa Airport e das companhias aéreas em situações de cancelamentos de voos. Segundo o Promotor de Justiça Wilson Paulo Mendonça Neto, com atuação na área do consumidor, a falta de preparo no dia 12 de agosto “gerou um verdadeiro caos para milhares de pessoas que tiveram seus voos cancelados”. Ele também destacou a falta de comunicação entre as empresas e os clientes.
VÍDEO: Veja como ficaram os pneus do avião que teve problema em Florianópolis
— O que se viu no dia 12 de agosto foi um total descaso com milhares de pessoas, incluindo idosos e crianças, que amargaram horas de espera sem informação e sem o mínimo de estrutura de acolhimento — falou.
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Em nota (veja abaixo), o Floripa Airport destacou que orientações sobre cancelamentos de voos, remarcação de passagens, fornecimento de alimentação e hospedagem para os passageiros “são medidas realizadas pela companhia aérea, conforme regulação do setor aeroportuário”. Informou, ainda, que a concessionária do aeroporto atua de forma colaborativa, apoiando as companhias áreas em cenários de contingência como o que ocorreu no último dia 12 de agosto.
Procon de Florianópolis estava na reunião
A diretora do Procon estadual, delegada Michele Alves, e o diretor do Procon de Florianópolis, Alexandre Farias Luz, reforçaram a necessidade da melhoria na comunicação e no trato com os consumidores dentro do Floripa Airport, visto que até os órgãos de fiscalização foram alvos de informações equivocadas.
Os dirigentes dos Procons destacam situações preocupantes, como a falta de efetivo capacitado para lidar com a situação adversa, gerando filas enormes e causando irritação generalizada pela ausência de diálogo. A falta de suporte para alimentação e acomodação também teve destaque. Segundo relatos, passageiros foram encaminhados durante a madrugada para um hotel em Palhoça, na Grande Florianópolis, que estava lotado, tendo que retornar pela manhã.
O Floripa Airport e as companhias aéreas presentes se colocaram à disposição para discutir medidas que possam garantir o pleno contingenciamento de situações futuras semelhantes. De acordo com o MPSC, ficou definido que uma nova reunião entre as partes envolvidas será realizada no dia 31 de outubro para a apresentação de ações voltadas ao melhoramento dos serviços.
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Veja a nota completa do Floripa Airport
“Em relação a reunião organizada pelo Ministério Público de Santa Catarina, realizada em 27 de agosto na 29ª Promotoria de Justiça da Florianópolis, a Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Florianópolis, esclarece que orientações sobre cancelamentos de voos, remarcação de passagens, fornecimento de alimentação e hospedagem para os passageiros são medidas realizadas pela companhia aérea, conforme regulação do setor aeroportuário.
A concessionária do aeroporto atua de forma colaborativa, apoiando as companhias áreas em cenários de contingência como o que ocorreu no último dia 12 de agosto, quando houve a suspensão temporária das operações para a remoção de uma aeronave que sofreu danos nos pneus no pouso e ficou sobre a pista.
A Zurich Airport Brasil reitera que o trabalho de remoção da aeronave não pode ser feito pelo aeroporto. Por normas do setor, esse tipo de operação é realizado pela companhia área, que utiliza equipamentos específicos para cada modelo de avião e profissionais especializados. No episódio citado, as equipes do aeroporto não mediram esforços para apoiar a cia aérea durante todo o período, inclusive trazendo soluções e alternativas de equipamentos para a retirada da aeronave.
A qualidade e segurança nas operações são compromissos prioritários da Zurich Airport Brasil, reconhecidos em pesquisas recorrentes da indústria da aviação e que elevaram a concessionária ao posto de melhor operadora de aeroportos do Brasil”.
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