Por conta de problemas no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, quem vem para Santa Catarina ou parte dos aeroportos do Estado está enfrentando atrasos nesta sexta-feira (14). No aeroporto de Florianópolis, um voo da Latam para Guarulhos que estava previsto para às 14h55min deve sair apenas às 18h. Há relatos de passageiros que embarcariam de manhã mas tiveram que esperar até o final da tarde.

Continua depois da publicidade

Às 20h, o Aeroporto Hercílio Luz apresentava atraso em uma partida para Guarulhos: o voo 3611, da Latam. Outros dois voos, mais um da Latam, para Brasília, e um da Gol para o Rio de Janeiro estavam atrasados.

Já nas chegadas, haviam mais três atrasos: o voo 3662, da Latam, de Guarulhos; outro da mesma companhia, vindo de Brasília; e um da Gol, vindo do Galeão, Rio de Janeiro.

A Latam, em nota, comunicou que os problemas em Guarulhos causaram cancelamentos e a modificação de horários em voos desta sexta. Viagens de sábado também foram canceladas e a empresa está comunicando os passageiros afetados.

Continua depois da publicidade

O aeroporto de Florianópolis realizou nesta tarde um exercício simulado de acidente aéreo. A atividade não comprometeu nenhum pousou ou decolagem e é uma exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

No site dos aeroportos de Navegantes e Joinville não há registro de voos atrasados ou cancelados até 17h30min.

O site da Infraero mostra que dos 929 voos marcados em todo o Brasil até às 17h, houve 215 atrasos e 23 cancelamentos nesta sexta.

Caos em Guarulhos desde a noite de quinta

O Aeroporto Internacional de Guarulhos apresenta atrasos desde quinta-feira (13). À noite, uma tempestade na capital paulista interrompeu as partidas e decolagens e depois toda a madrugada foi de atrasos, cancelamentos e adaptações. Em nota, a Gol confirmou que um voo para Navegantes foi cancelado.

Continua depois da publicidade

De acordo com o G1, passageiros que que vinham de Madrid nesta madrugada tiveram problemas ao pousar e tiveram que ir para o Rio de Janeiro.

Leia também: Aviões oficiais do Estado terão isenção de tarifas no aeroporto de Florianópolis

Novo modelo de operação

Esta semana a concessionária que administra o terminal de Guarulhos anunciou a adoção de pousos e decolagens simultâneos. A medida tem como objetivo aumentar o fluxo de embarques. A concessionária afirma que os controladores e a logística permitem a adoção do modelo e que não há riscos de colisões nas pistas.

Operação semelhante foi adotada em Brasília, em 2015. Menos de um ano depois, foi suspensa pela Força Aérea Brasileira (FAB) após duas situações de "quase choque" entre aeronaves.