Na última sexta-feira (24), um cachorro foi encontrado em condições precárias no município de Canelinha, na Grande Florianópolis. As informações são do G1 SC.
Continua depois da publicidade
Segundo informações da Polícia Militar, o animal foi encontrado amarrado, preso, na chuva, sem água e comida. Além disso estava magro e com a pelagem comprometida.
Após uma denúncia feita pela Comissão dos Direitos dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), informando que o animal estava em situação de risco, a PM efetuou o resgate e fez um termo circunstanciado por maus-tratos contra a dona do animal.
O cão, que agora está em fase de recuperação do estado em que se encontrava, foi entregue para um membro da comissão da OAB, que ficou responsável pelo animal.
Maltratar é crime
Maus-tratos a animais é crime federal, e a legislação catarinense reconhece cães, gatos e cavalos como seres sencientes, sujeitos a sentimentos como dor e angústia, o que agrava qualquer situação de crueldade. As denúncias podem ser feitas à Polícia Militar, no telefone de emergência 190, ou à Guarda Municipal, pelo 153.
Continua depois da publicidade