Um cão de rua teve uma das patas decepadas por um golpe de facão em frente à Escola Municipal José do Patrocínio, na manhã desta sexta-feira, no bairro Jardim Paraíso, zona Norte de Joinville. As crianças da escola, que estavam no horário do recreio, presenciaram a cena e ficaram abaladas.
Continua depois da publicidade
O cão foi recolhido por uma equipe do Centro de Bem-estar Animal, onde será atendido e receberá cuidados até se recuperar. Procurado pela reportagem, o homem que agrediu o cão, um agricultor de 59 anos, justificou que deu o golpe de facão porque o animal havia atacado o cavalo na carroça dele.
-Ele atacou meu cavalo. O que mais eu poderia fazer? – justificou.
O agricultor será autuado pela Fundema por maus-tratos. Policiais militares o levaram para prestar esclarecimentos sobre o caso na Central de Polícia. Conforme a diretora da escola, Vanderléia Cristina dos Santos, os alunos já foram atendidos por uma psicóloga. Uma criança chegou a passar mal e foi liberada.
Continua depois da publicidade
-Vamos conversar com os alunos sobre o que aconteceu de uma maneira educativa. Na próxima semana devemos fazer trabalhos sobre os cuidados com os animais – conta.
Apesar do ferimento e de ter perdido sangue, o cachorro estava calmo no momento em que foi recolhido. Conforme a coordenadora do Centro de Bem-estar Animal, Ludmille Almeida, o cachorro precisará de atendimento numa clínica especializada.
Ele será castrado, vacinado, desverminado e receberá um chip. Se ninguém adotá-lo, depois de recuperado ele terá de ser deixado no mesmo local onde foi recolhido. É provável que a perna do animal seja amputada.
Continua depois da publicidade