O cão Bravo, que faz buscas, resgates e salvamentos pelos Bombeiros Militares de Blumenau ganhou uma homenagem nesta semana: uma loja de artigos para pets da cidade criou uma estátua do cachorro, com um quadro ao lado contando a história do animal. O labrador é neto do primeiro cão de busca dos bombeiros no Estado, e já atuou em missões importantes, como a tragédia em Brumadinho (MG).
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber as notícias do Santa por WhatsApp
A estátua de fibra de vidro foi inaugurada no domingo (23), e deve ficar de forma permanente na Atol Pet da Humberto de Campos, chamando a atenção de quem passa pelo local, já que mede cerca de um metro e meio de altura.
A vontade de homenagear Bravo veio do proprietário da loja, Adriel Ghizoni. Como já possuíam contato com o sargento Romão, tutor do cão, resolveram por em prática a ideia.
Vanderson Rodrigues, gerente do estabelecimento, conta que a estátua é uma forma de homenagear não apenas a ele e aos cães de resgate, mas a todos os outros animais que trabalham em prol das pessoas, como os cães-guia.
Continua depois da publicidade
— A nossa inspiração vem pelo fato de ele fazer um trabalho que na sociedade faz toda a diferença. A gente tem o pet como um membro da família, mas para outras pessoas ele tem um papel muito mais importante, além de também ser da família — explica.
Em média, Bravo e Romão fazem 20 operações por ano. No currículo do cão está a atuação junto ao tutor na tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais. Em Santa Catarina, ele também trabalhou na tragédia de Presidente Getúlio, participando de buscas e resgates de pessoas desaparecidas. Em Lages, o cão trilhou todo o caminho feito por uma senhora desaparecida e a encontrou com vida.

Vanderson conta que a estátua tem animado as crianças, que ficam contentes em ver o cachorro enorme, e curiosas para saber quem é o animal.
— Tem a questão da importância do treinamento também. Mesmo um cachorrinho que não vai efetuar um trabalho desse tipo, o pet que fica em casa conosco merece esse investimento por parte do tutor, de procurar um profissional que ajude o animal a entender melhor o relacionamento com os outros cães e com as pessoas — comenta.
Continua depois da publicidade
Bravo é filho do Ice de Itajaí e da Malu de Xanxerê. Chegou a Blumenau em 2018, já com certificação nacional e internacional para prestar socorro. Na época, o Santa fez uma reportagem com o animal e o tutor, confira clicando aqui.
Na próxima segunda-feira (11), Bravo completa sete anos. Ele mora com o sargento Romão e deve se aposentar dentro de cerca de dois anos, quando poderá curtir a vida pet sem se preocupar com resgates, como já faz quando está de folga.
> Conheça a linhagem do labrador Bravo
Veja vídeo de quando Bravo chegou a Blumenau
* Sob supervisão de Bianca Bertoli
Leia também
Ninho de quero-quero é protegido por cerca em parque de Blumenau
Casal que usou pitbull como arma para fazer assaltos em Timbó é condenado
Concurso da prefeitura de Blumenau abre inscrições e salários vão até R$ 18 mil
Proposta de transformar a Furb em universidade federal ressurge no Senado