O cão “Jack”, que integra o Canil do 2º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira de Chapecó, doou sangue para salvar a vida de um outro cachorro que estava internado em uma clínica. O animal que recebeu a doação, na última quinta-feira (22), tinha problemas de coagulação.
Continua depois da publicidade
— Esse tipo de procedimento não é comum. Esse cachorro de rua chegou aqui com problemas no ouvido. Tratamos a ferida e resolvemos castrar o animal. Depois da castração ele não parou mais de sangrar. E assim que fizemos alguns exames, descobrimos que ele tinha problemas de coagulação sanguinea. Foi aí que acionamos o canil da PM que logo trouxe o Jack para ajudar seu semelhante — afirma a médica veterinária Carolina Cury.
> Família reencontra cachorro desaparecido há um ano em SC; veja vídeo
Depois de um exame que demonstrou a compatibilidade entre eles, “Jack” esperou mais 20 minutos para concluir o procedimento. Depois da doação ele voltou para suas atividades no canil.
O cão que recebeu a doação de sangue segue estável, e a equipe, coordenada pela médica veterinária Lusiane Zorzi, está otimista com a sua recuperação.
Continua depois da publicidade
> Procon suspende venda de coleira que impede latido em Santa Catarina
Segundo a Polícia Militar, a doação é um ato de retribuição à clínica, que já cuida da saúde dos animais do canil. Funcionários do local atuaram em 2019 para salvar a vida de outro cão da corporação, inclusive com doação de sangue.
A coorporação postou nas redes sociais o feito do cão. Confira:
> Vídeo: cachorro enterrado vivo no Sul de SC é resgatado e irá para adoção
> Cachorro com coronavírus é sacrificado nos Estados Unidos
> Casal do Alto Vale é condenado por maus-tratos aos próprios cachorros