Um cão acompanhou a dona em uma ambulância e a esperou na porta do hospital em Morro da Fumaça, no Sul de Santa Catarina. Os socorristas do Samu foram acionados para atender uma paciente em surto psicótico. Ao chegar à casa da moradora, o cachorro de estimação não deixava os atendentes se aproximarem dela.

Continua depois da publicidade

Mais de 250 cobras já foram capturadas em Jaraguá do Sul em 2021

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A mulher, então, foi caminhando até a ambulância, com auxílio dos enfermeiros. O cão não a deixou sozinha e entrou na ambulância. A presença do animal encorajou a paciente a receber atendimento, depois de recusar ir ao hospital na primeira conversa com os socorristas. A mulher foi sentada na maca e o cão, próximo aos pés dela.

A moradora foi deixada no Hospital São Roque, no centro da cidade. Uma hora e meia depois, a equipe do Samu retornou ao hospital para deixar outro paciente, atendido em outra ocorrência. Foi quando os socorristas viram o cão em frente à porta do hospital, esperando pela dona, que foi liberada pouco depois.

Continua depois da publicidade

— Quando a gente chegou ao hospital, ele queria entrar para a recepção. O hospital foi mais rígido e não deixou ele entrar. Ele ficou na porta esperando — contou o socorrista Clênio Borges. 

Cachorro acompanhou dona em ambulância e esperou por ela em frente ao hospital
Cachorro acompanhou dona em ambulância e esperou por ela em frente ao hospital (Foto: Clênio Borges, arquivo pessoal)

– Demos os parabéns à equipe pelo atendimento humanizado, porque é preciso trabalhar com esses olhos. A mulher se sentiu segura para receber atendimento, era o que tinha que se fazer no momento – conta a secretária do Sistema de Saúde de Morro da Fumaça, Marijane Felippe.

O município ressaltou que as ambulâncias passam por ampla higienização ao final de cada atendimento.

Leia também

Cão espancado voltará ao dono acusado de maus-tratos, decide Justiça

Santa Catarina tem uma nova empresa bilionária; veja qual é

Mais de 20 tubarões foram vistos em Balneário Camboriú desde agosto