Há 32 anos a cantoria da Família Machado embala as noites dos fiéis que recebem a bandeira do Divino para a novena Açoriana em suas casas. Sob o comando da matriarca Maria Gedir Machado, 69 anos, os filhos, netos, primos, sobrinhos e agregados improvisam música e versos em homenagem ao Espírito Santo.
Continua depois da publicidade
Até sexta-feira, quando começa a 160ª edição da Festa do Divino Espírito Santo em Santo Amaro da Imperatriz, a família Machado terá se apresentado mais de 50 vezes pelas comunidades da cidade e também da Grande Florianópolis.
A rotina começou no Domingo de Páscoa, e alguns dias o grupo precisa se dividir para dar conta:
– Enquanto o Divino Espírito Santo me der saúde, vamos continuar. Com a graça de Deus consegui passar essa tradição para meus filhos, e meus netos também participam tocando violão. Fazemos voluntariamente, e somos sempre muito bem recebidos – conta Maria.
Continua depois da publicidade
Quem puxa o canto é o sobrinho Pedro, mais conhecido como Ícaro. Dona Maria e o irmão Deuli acompanham e dão o tom. Logo em seguida é a vez do primo Rogério e do vizinho Raimundo Loch improvisarem os versos, que nunca se repetem. O reconhecimento do trabalho da família Machado é grande, e o grupo já foi até convidado para se apresentar na Ilha de Açores, em Portugal – local onde começou a tradição -mas infelizmente não conseguiram ir.
– Mas o convite ainda está de pé, com patrocínio e tudo – conta Ícaro. O filho Pedro toca violão junto com os netos, Jeferson Machado, 15 anos, e Gustavo Machado, 17 anos. No violino está o sobrinho João e, para completar o time dos Machado, as meninas Fernanda, 6, Emanuela, 7, e Adrielli, 8, carregam as bandeiras do divino.
Preparativos para a festa
Em 2014, a Festa do Divino de Santo Amaro da Imperatriz, que é uma das mais tradicionais da região, está ainda maior pela comemoração do aniversário da Paróquia. Centenas de famílias e voluntários se envolveram na organização. Todos os quitutes vendidos na festa são preparados de modo caseiro na cozinha da Igreja Matriz, pelas mãos habilidosas das cozinheiras voluntárias.
Continua depois da publicidade
Quando a bandeira entra na cozinha pelas mãos do frei Daniel Dellandrea, o trabalho para e as voluntárias fazem questão de tocar nas fitas coloridas da bandeira, que simbolizam os dons do divino. Após a oração e a benção do Frei, a motivação para continuar o trabalho é renovada.
A voluntária Angela Soares Bruggemann, conta que a produção começou na terça-feira e só para na próxima segunda, quando termina a festa:
– Todos os dias temos mais de 50 pessoas ajudando. Fazemos empadão, rosquinhas, doces, cuca, pão, tudo caseiro – explica.
Continua depois da publicidade
Além das comidas típicas, o público poderá participar da programação religiosa e apresentações musicais.
160ª Festa do Divino Espírito Santo – Santo Amaro da Imperatriz
Quando: de 6 a 9 de junho
Local: Igreja Matriz
Veja a programação completa no site www.festadodivinosantoamaro.com.br
Calendário de Festas do Divino