Jorge Ben Jor chega hoje ao Brasil para fazer um show no P12, em Jurerê Internacional. A festa no parador começa às 10h, com apresentações dos DJs Henrique Fernandes e André Maran.
Continua depois da publicidade
A partir das 19h, o público vai arrastar a sandália ao som de Jorge Ben com um repertório que mistura clássicos do artista junto com músicas de seu último álbum, Recuerdos de Asunción, de 2007. O título remete ao antigo endereço da gravadora Som Livre no Rio de Janeiro, Rua Assunção 443, onde estavam os registros de músicas inacabadas e inéditas da época em que Jorge Ben ainda não era Jorge Ben Jor.
Entre elas estão O Astro e Marron Glacé, escritas no final da década de 1970 para novelas da Rede Globo, e que acabaram não fazendo parte das trilhas sonoras. O Astro tem um belo arranjo de cordas e o jeitão do álbum Tábua de Esmeraldas, eleito pela revista Rolling Stone o sexto melhor disco brasileiro de todos os tempos. Já Marron Glacé tem letra em espanhol, fato quase inédito na carreira do compositor.
O álbum também traz homenagens a livros e a artistas da tropicália. A canção Duas Mulheres tem letra inspirada na obra Livro dos Seres Imaginários, do escritor argentino Jorge Luis Borges. Na canção, um efeito duplica a voz de Jorge que dialoga consigo mesmo. Já Alô Poeta, Alô Comanche, grito de guerra que abre Heavy Samba falando “de um poeta que queria falar com Deus”, é uma referência ao amigo e parceiro Gilberto Gil, com quem gravou o LP duplo Gil e Jorge – Ogum-Xangô. Já Miss Mexe Gal foi escrita para Gal Costa na época em que ela lançou o histórico álbum Fa-Tal, em 1971.
Continua depois da publicidade
As únicas canções que fazem parte do projeto e já são conhecidas do público são Falsa Magra, gravada pelo sambista Branca Di Neve em 1987, e Heavy Samba, lançada com o título de Um Poeta Amigo Meu por Leci Brandão em 1989.
Clássicos do samba-rock em versão remasterizada
Recentemente a gravadora Som Livre também relançou, remasterizados e pela primeira vez em CDs, três clássicos de Jorge Ben, Dádiva (1983), Sonsual (1984) e Ben Brasil (1986) com faixas bônus inéditas. Em Dádiva, por exemplo, foi incluída Waimea 55000, que revela o lado surfista do compositor Jorge Ben Jor com a letra sobre uma onda de 15 metros que surge uma vez por ano no Havaí, e o samba-funk Eu Quero Ver a Rainha, primeira gravação do músico com Tim Maia.
Agende-se
O quê: show Jorge Ben Jor
Quando: hoje, abertura da casa às 10h, show às 19h
Onde: P12 _ Parador Internacional, Servidão José Cardoso de Oliveira, s/n° lote 3 – Jurerê Internacional
Continua depois da publicidade
Quanto: R$ 120 e R$ 200 masculino, meia-entrada à venda apenas na bilheteria do 12 (sujeito à alteração). À venda também nas lojas Multisom, Cheia de Graça, Osklen de Jurerê Internacional, quiosque blueticket do Shopping Beiramar e e no site www.blueticket.com.br.