O canteiro de obras instalado na praia dos Ingleses, em Florianópolis, para o alargamento da faixa de areia, virou ponto turístico. Na manhã desta terça-feira (31), um grupo se juntou para acompanhar o trabalho das equipes e até tirou foto da areia trazida por um navio do tipo draga e dos tubos espalhados pelo local.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Grande Florianópolis pelo WhatsApp

A obra teve início no domingo (29) com a chegada do navio tipo draga russo e sua tripulação também estrangeira. O serviço, de forma simplificada, consiste na retirada de areia de uma jazida no fundo do mar. Ela é bombeada até a praia e já na costa é assentada. 

É isso que vai promover o aumento na largura da faixa de areia da praia — que em alguns pontos é inexistente. A previsão é de que até o início de março sejam alargados 45 metros, mas que com a ação do mar, ela se estabilize em 30. 

— Já começou tarde — diz o morador de Ingleses, Paulo Baier. 

Continua depois da publicidade

Em sua visão, a obra trará grandes melhorias ao balneário. A importância da obra é tanta que Paulo diz não se importar que o serviço começou na temporada. Ele rebate que em outros períodos os pescadores teriam problemas com a safra da tainha ou de outros peixes. Para ele, agora a torcida é que os trabalhos sejam concluídos logo. 

Veja fotos do alargamento nos Ingleses

Navio draga está na praia dos Ingleses desde domingo (29) (Foto: Tiago Ghizoni, NSC Total)
Tubulações estão na areia da praia dos Ingleses (Foto: Tiago Ghizoni, NSC Total)
Alguns pontos da praia dos Ingleses estão sem faixa de areia (Foto: Tiago Ghizoni, NSC Total)
Moradores tem que passar pelo mar da praia dos Ingleses (Foto: Tiago Ghizoni, NSC Total)
Areia da praia será alargada em 45 metros (Foto: Tiago Ghizoni, NSC Total)

Até quem teve que interromper o trabalho em plena temporada, vê a obra como algo positivo. Dona de um banquinha na praia dos ingleses há 30 anos, Simone Valente teve que fechar seu quiosque para que as obras ocorram.  

O canteiro que virou ponto turístico fica bem em frente ao estabelecimento, que tem que seguir fechado até que a obra avance para alargar mais metros à frente. 

— Eu vejo como uma coisa positiva. A gente está chateado, mas nós vemos como uma coisa positiva para a gente. O mar estava muito para frente — diz Simone. 

Continua depois da publicidade

Veja vídeo sobre o alargamento de Balneário Camboriú

Leia também