É em uma área do tamanho de quatro campos de futebol na rodovia Manoel Francisco da Costa (antiga SC-416), em Jaraguá do Sul, que estão os primeiros sinais do canteiro de obras da duplicação da BR-280.
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O terreno fica ao lado de uma fábrica de malhas, a pouco mais de quatro quilômetros da rodovia, no sentido Jaraguá _ Schroeder.
Lá, numa região cercada de bananais e arrozais, a Cetenco Engenharia, responsável pelo lote 2.2, instalou dois contêineres que servem de escritório e as pedras que serão usadas para calçar e dividir o terreno.
Todo o material e as máquinas que serão usadas na duplicação serão guardados ali. Por enquanto, além dos levantamentos técnicos _ inclusive do volume de chuvas da região _ a empresa está selecionando profissionais e montando as equipes.
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A expectativa é de que as máquinas estejam trabalhando no começo do ano que vem.
O local já chama a atenção de quem mora na região ou atravessa estrada estadual entre as zonas urbanas e as empresas dos dois municípios.
– A gente ainda não sabe como vai ser, por onde vão entrar e sair os caminhões. Vai ser um período longo – diz Maria Lang, que trabalha em uma fábrica de esquadrias e mora praticamente em frente ao canteiro.
O trecho de quase dez quilômetros tem fábricas e alguns estabelecimentos comerciais, mas a maioria dos imóveis é residencial.
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Dois engenheiros de São Paulo já estão morando em Jaraguá do Sul e atuam diretamente na montagem da estrutura para o começo das obras.
A Cetenco está responsável pelo trecho mais caro e onde há as maiores complicações técnicas, já que uma nova rodovia, paralela à BR-280, será construída numa região cerca de morros. É nesse lote que deve ser construído um túnel.
Dos R$ 972,5 milhões que o governo federal investirá na duplicação total, o lote 2.2 deve consumir R$ 535,7 milhões.
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Além do canteiro de obras, que fica numa zona rural, a Cetenco também montou um escritório perto do Centro de Jaraguá do Sul, na rua Guilherme Gumz. É lá que está montada a base administrativa e onde devem ser selecionados os trabalhadores.