Passou o tempo em que paredes descascadas com tijolo aparente, fios e tubulações à mostra eram cenário de galpão abandonado. Hoje, conduítes, dutos e braçadeiras, materiais restritos à fase árida de uma reforma, viraram elementos decorativos. Combinados com móveis de design ou clássicos, criam equilíbrio para quem busca um ambiente despretensiosamente chique e contemporâneo.

Continua depois da publicidade

Os encanamentos não embutidos ganham espaço em imóveis residenciais pequenos até nos de alto padrão. Seja pelo barateamento do custo – que evita quebradeira, alvenaria para acabamento e mão de obra – ou pela personalização – sendo responsável por uma linguagem despojada -, a escolha por esse tipo de detalhe atrai cada vez mais decoradores e moradores.

Para o arquiteto de interiores Alan Vaz, de São Paulo, responsável pelos projetos apresentados nesta coluna, o conceito de instalações aparentes pode ser aplicado em todo o apartamento, incluindo banheiros, salas e quartos.

Segundo o profissional, a solução permite uma versatilidade muito maior do que normalmente se pensa, já que os canos podem ser pintados de qualquer cor, inclusive para diferenciar as instalações elétricas e hidráulicas.

– A maioria dos clientes prefere a cor metalizada natural, que remete a ambientes industriais. Em apartamentos com o pé direito não tão generoso, recomendo canos na mesma cor do teto para um efeito ameno – explica.

Continua depois da publicidade

Segundo o profissional, em reformas de apartamentos antigos, onde geralmente há necessidade de adaptações significativas na parte elétrica, o uso de conduítes expostos torna a intervenção mais rápida, limpa e barata. Caso o morador decida mudar a disposição de ambientes ou instalar novos equipamentos, a flexibilidade de reconfiguração de tomadas e interruptores é outro ponto positivo do sistema à mostra. Em instalações hidráulicas, a eliminação de colunas de gesso aumenta a sensação de espaço.

De acordo com Vaz, para quem teme a sensação de despojamento total que manter tudo aparente causa, a sugestão é começar em um ambiente ou recanto da casa e pintar os dutos da mesma cor da parede ou do teto, diminuindo o efeito contrastante.