O segundo Desafio da Madrugada será realizado em Araranguá, no Sul de Santa Catarina, nesta sexta-feira (18). O trajeto terá 50 quilômetros de remada em caiaques no Rio Araranguá e mais cinco quilômetros de trilha, passando por dunas, falésias, cavernas e lago. A prova começa começa sexta às 20h, com algumas paradas no caminho para alimentação e hidratação e pausa de duas horas para acampamento. O desafio termina na manhã de sábado.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

No primeiro desafio, que aconteceu em março de 2021, foi realizada apenas a travessia pelo Rio Araranguá e participaram mais de 30 canoístas. A remada iniciou no bairro Barranca, próximo ao centro da cidade, passando pelos distritos de Balneário Morro dos Conventos, Balneário Ilhas e finalizando no mesmo ponto de partida.

Veja fotos do primeiro desafio

Continua depois da publicidade

Para a segunda edição, em 2024, o caminho se mantém o mesmo e espera-se um número parecido de participantes. De acordo com a ProaSul, operadora de turismo responsável pelo evento, Santa Catarina deve ter 16 representantes, Rio Grande do Sul 12 e São Paulo três.

— O desafio não é para qualquer um, é necessário ter um bom condicionamento físico para aguentar todo o trajeto. Além disso, a embarcação adequada para suportar uma longa remada como essa são os caiaques oceânicos — explica Jorge Figueiredo, idealizador do Desafio da Madrugada e proprietário da ProaSul.

Os caiaques oceânicos podem ser individuais ou em dupla, de acordo com a preferência dos participantes e proprietários das embarcações. Ao longo da expedição os canoístas devem conhecer mais sobre o Rio Araranguá, um dos principais pontos turísticos naturais do Sul catarinense.

O Rio Araranguá tem aproximadamente 110 km de extensão, de acordo com estudos da prefeitura do município. A nascente do manancial é o Rio da Pedra, localizado no Parque Nacional da Serra Geral no estado do Rio Grande do Sul, a sua foz, fica localizada próxima ao Balneário Morro dos Conventos, em Araranguá. Antes do encontro definitivo com a foz, o rio margeia as dunas e a praia, terminando no encontro com o mar, formando a barra do Rio Araranguá.

Continua depois da publicidade

— O caminho é lindo, pois o Rio Araranguá tem a particularidade de possuir cinco cores diferentes. Ao longo do percurso passamos pela barra, que liga o rio ao mar, podemos ver a diversidade de peixes do manancial e um nascer do sol especial. Vai ser uma experiência única — completou Jorge.

Leia mais

Conheça Araranguá: universidade, parque aquático e o que fazer 

Cinco lugares para conhecer no Sul de Santa Catarina