Os moradores de Canoinhas, no Planalto Norte catarinense, vão ter uma escolha a mais para fazer nas eleições de outubro. Além dos votos gerais do pleito de 2022 — para presidente, governador, senador e deputados —, será necessário decidir também quem vai comandar a prefeitura por dois anos.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Quatro candidatos se registraram para a eleição suplementar: Juliana Maciel (PSDB), Wilson Pereira (MDB), Andrey Watzko (PT) e Willian Godoy (PSD), que é o atual prefeito em exercício.
O prazo para registro de candidaturas terminou nesta segunda-feira (22) e as quatro chapas foram divulgadas pelo Cartório Eleitoral de Canoinhas. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) tem até o dia 20 de setembro para julgar as candidaturas e confirmar se todos os nomes estarão nas urnas no dia 30 de outubro — data da eleição suplementar de Canoinhas, que pode coincidir com um eventual segundo turno das eleições nacionais.
Canoinhas terá uma nova eleição para a prefeitura pois tanto o prefeito quanto o vice eleitos em 2020 estão presos. Beto Passos (PSD) e Renato Pike (sem partido) foram presos em março deste ano, numa operação que investiga fraudes e corrupção em serviços prestados ao poder público.
Continua depois da publicidade
No dia 5 de abril, a Câmara de Vereadores confirmou ter recebido pedidos de impeachment contra o prefeito e o vice. Horas antes da votação, Beto Passos renunciou ao cargo, já Renato Pike teve o mandato extinto pelos vereadores.
Desde o dia das prisões, o então presidente da Câmara de Vereadores, Willian Godoy, atua como prefeito em exercício da cidade.
Confira os detalhes dos candidatos:
Juliana Maciel (PSDB)
Vice: Marcos Homer (Podemos)
Partidos: PSDB, Cidadania, PDT, Republicanos e Podemos
Wilson Pereira (MDB)
Vice: Ivan Krauss (PP)
Partidos: MDB, PP e PRTB
Willian Godoy (PSD)
Vice: Mario Renato Erzinger (PL)
Partidos: PSD e PL
Andrey Watzko (PT)
Vice: João Altanir Grein (PT)
Partidos: PT, PC do B e PV
Leia também
Operação que já prendeu prefeitos recolhe mais de 60 veículos no Norte de SC
Secretária de Saúde é afastada por furar fila de exames para beneficiar parente do pai em SC