Canoinhas, no Planalto Norte de Santa Catarina, confirmou nesta semana o primeiro caso de chikungunya no município em 2024. Este também é o terceiro caso registrado em seis anos, sendo que os demais foram registrados em 2023 e 2018.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias do Norte de Santa Catarina pelo WhatsApp
Segundo a prefeitura, o paciente apresentou dores nas articulações após viagem a Minas Gerais, portanto, a transmissão não teria ocorrido dentro do município.
Dezoito minutos separaram morte de pai e filha por suspeita de dengue em Joinville
A chikungunya, que assim como a dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, tem como principais sintomas febre e dores intensas nas articulações, principalmente de pés e mãos. Em alguns casos podem ocorrer dores nas costas, de cabeça, muscular e manchas vermelhas na pele.
Continua depois da publicidade
Casos de chikungunya em SC
Conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), até dia 26 de fevereiro, ocorreram 170 notificações de chikungunya em Santa Catarina. Destes, 79 foram considerados casos prováveis e 91 foram descartados.
Dos casos prováveis, quatro foram confirmados em exames laboratoriais. Os municípios de residência dos casos confirmados foram Florianópolis (2), Guaramirim (1) e Canoinhas (1). Na comparação com o mesmo período do ano 2023, quando foram notificados 12 casos prováveis, observa-se um aumento de 558,3%.
Leia também
Bebê de um mês morre por dengue em Joinville
Jaraguá do Sul tem explosão de casos de dengue e decreta emergência
Empresa e motorista devem ser indiciados por acidente com ácido sulfônico na Serra Dona Francisca