Entre as modalidades de canoagem, uma em especial, tem se destacado há bastante tempo em função do seu crescimento no Brasil, por atrair cada vez mais praticantes e nos conectar ainda mais como o mar: é a canoa havaiana.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Perfeita para quem adora curtir belas paisagens e momentos desafiantes e prazerosos, a canoagem havaiana é um esporte que ajuda na socialização, disciplina e a fortalecer os músculos e a saúde do corpo e da mente.

Ficou curioso para saber mais sobre essa modalidade? Então, conheça abaixo mais informações sobre ela, como, por exemplo, de onde ela veio, como praticar e os lugares onde ela é praticada, entre outras.

O que é, onde e quando a canoa havaiana surgiu

A canoa havaiana é um esporte polinésio praticado com uma embarcação a remo, que possui um flutuador lateral, para dar estabilidade a ela e seus praticantes. Existem diferentes tipos de canoa para praticar esse esporte, com diferentes números de lugares.

Continua depois da publicidade

A origem da canoa havaiana remonta há aproximadamente 3 mil anos, no triângulo polinésio. Ela era um importante meio de transporte para os povos polinésios, que através delas, conseguiam colonizar e se deslocar na região da Polinésia, que compreende o Tahiti, Hawaii e a Nova Zelândia.

Inclusive, por ser utilizada e praticada por diferentes povos polinésios, a canoa era e ainda é conhecida por diferentes nomes entre eles. No Tahiti é chamada de Va’a, no Hawaii de Wa’a, e na Nova Zelândia de Waka.

> Ginasta de Florianópolis conquista medalha no pan-americano e carimba vaga para Tóquio

O esporte no Brasil

Canoa havaiana
Canoa havaiana (Foto: Banco de imagens)

Apesar de existir há milênios para os povos polinésios, a chegada da canoa havaiana no Brasil ocorreu somente no ano 2000, por iniciativa do atleta de canoagem Fábio Paiva. Além de ter fabricado a primeira cano nacional, Fábio também foi responsável por difundir a modalidade para outras cidades brasileiras.

A primeira cano brasileira chegou importada dos Estados Unidos e foi montada no porto da cidade de Santos, cidade litorânea do estado de São Paulo. Muito em função disso, que Santos é um dos principais centros desse esporte no país, tendo sediado a primeira competição nacional em 2001.

Continua depois da publicidade

Atualmente, todas as regiões do Brasil tem sedes de clubes de canoa havaiana, tendo mais destaque as cidades litorâneas de São Paulo e Rio de Janeiro. Em nosso estado, temos sedes de clubes desse esporte na capital, Florianópolis.

> Olimpíadas 2021: quais são os países participantes

Características de canoa

Como é a canoa havaiana
Como é a canoa havaiana (Foto: Douglas Moura/Instagram (@anamauevaa))

Diferente da canoagem de velocidade ou slalom, que são modalidades olímpicas, a canoa havaiana possui algumas peculiaridades, a começar pelo número de praticantes que utilizam uma canoa, que costumam ser seis remadores. 

O formato da canoa havaiana também é bem diferente, a começar pelo flutuador, que é uma peça que age como um segundo casco para dar mais estabilidade, e que fica conectado ao casco principal por meio de hastes, que funcionam como “braços”. É importante lembrar que o flutuador não prejudica, de forma alguma, a velocidade e a performance da canoa. 

Seja qual for a origem da canoa, todas elas são fabricadas com fibra de vidro e possuem uma medida padrão de 14 m de comprimento por 50 cm de largura. Para ser uma canoa havaiana, ela precisa possuir três partes indispensáveis: o flutuador, chamado de ama; o caso cujo nome é hull; e por último os suportes que conectam os dois, dando suporte aos cascos, conhecido como iakos.

Continua depois da publicidade

Também existem competições nesse esporte, havendo 3 modalidade de disputa: sprint, maratona e grandes travessias. Porém, as competições de canoa havaiana não são um fenômeno recente, elas já ocorriam há milênios entre os povos polinésios, só não sabemos se de maneira similar às regras e modalidades de disputa atuais.

> Efeitos colaterais da Janssen; veja as reações mais relatadas

Quais o lugares ideais para praticar 

Prática de canoa havaiana
Prática de canoa havaiana (Foto: Divulgação Rio Va’a Clube)

Os ambientes considerados os melhores e mais indicados para a praticar canoa havaiana são o mar, os rios e as lagoas. Tanto para os iniciantes, quanto para os mais experientes, bons lugares para aproveitar essa modalidade são os núcleos ou clubes de canoa, já que são ambientes menos competitivos e mais recreativos.

Já para as pessoas que não vivem em cidades que tenham locais a beira d’água para a prática desse esporte, pode-se executar os mesmos movimentos executados na canoa havaiana em aparelhos de remada em academias de musculação e de CrossFit.

> Olimpíadas 2021: surf terá estreia nos jogos, entenda a modalidade

Quem pode praticar o esporte

Prática de canoa havaiana no mar
Prática de canoa havaiana no mar (Foto: Reprodução)

Não existe limite de idade para a prática da canoa, só é obrigatório que a pessoa utilize um colete salva-vidas e saiba nadar, já que esse é um esporte praticado em ambientes naturais onde pode ocorrer imprevistos.

Continua depois da publicidade

É indicado também o uso do protetor solar, para evitar lesões e queimaduras decorrentes da exposição solar, e levar consigo uma garrafinha de água, para evitar a desidratação e ficar com sede durante a prática dessa modalidade.

Para os iniciantes nesse esporte, o ideal é procurar e começar em uma base de canoa havaiana mais próxima de sua casa, pois são ambientes que terão instrutores e profissionais de educação física que ensinarão corretamente a postura e as técnicas do esporte. Além disso, são nessas bases onde se encontram disponíveis os equipamentos para aprender as técnicas desse esporte polinésio. 

Para praticantes de qualquer nível, é importante realizar, paralelamente a canoa havaiana, atividades de fortalecimento e alongamento muscular pelo menos duas vezes por semana.

>Os planos de atletas catarinenses que miram os Jogos de Tóquio, em 2021

Os benefícios da canoa havaiana

Competições de canoa havaiana
Competições de canoa havaiana (Foto: PMSS/ Divulgação)

A prática de qualquer esporte traz inúmeros benefício sociais, físicos e psicológicos para seus praticantes, e com a canoa havaiana não poderia ser diferente. Entre os benefícios psicológicos e sociais desse esporte, temos uma melhora na autoestima, autoconfiança, e maior socialização, assim como promove também a prática de valores tais como a disciplina, o companheirismo e o respeito ao próximo.

Continua depois da publicidade

Já os benefícios físicos, podemos citar os direcionados a músculos específicos e também os de maneira mais geral. Os grupos musculares que são mais desenvolvidos pela prática da canoa havaiana são: os das costas, do core (que dão sustentação a nossa coluna vertebral), braços, ombros, glúteos e os posteriores das coxas.

Já os mais generalizados, além da melhora na qualidade de vida do praticante, esse esporte otimiza o condicionamento cardiovascular, aumenta a resistência muscular, fortalece a musculatura e melhora postura (ajudando a combater problemas de coluna, como a escoliose, lordose e a cifose). 

Olimpíadas de Tóquio 2021: tudo sobre

Leia também

Efeitos colaterais da Pfizer; veja os sintomas mais relatados

O que são as variantes do coronavírus e como elas impactam Santa Catarina

Caso Evandro: o que aconteceu e as teorias do crime da série na Globoplay

Plantas medicinais: como usar, quais benefícios e as mais comuns em Santa Catarina