A organização do Festival de Cannes divulgou a lista de filmes que concorrem à Palma de Ouro de curta-metragem. Entre os nove selecionados, não há nenhum latino-americano.

Continua depois da publicidade

Com Condom Lead, a Palestina faz sua estreia na categoria, em coprodução com a Jordânia assinada por Mohammed Abou Nasser e Ahmad Abou Nasser. Também há um representante do Oriente Médio, o iraniano Bishtar az do saat. A lista ainda inclui os franceses Ophelia e 37’4 S, o belga Mont blanc, o japonês Inseki to impotence, o polonês Olena, o sul-coreano Safe e Hvalfjordur, assinado em conjunto por Islândia e Dinamarca.

Um juri presidido pela cineasta neozelandesa Jane Campion vai eleger o vencedor na Cerimônia de Encerramento, marcada para o dia 26 de maio. Foram inscritos mais de 3,5 mil curtas, oriundos de mais de 130 países.

Além da premiação, 18 curtas e médias-metragens participam da Cinéfondation, seleção que reúne obras de escolas e universidades de todo o mundo. Entre os 1,5 mil inscritos, há o chileno Asunción e o argentino Mañana Todas Las Cosas.

O Festival de Cannes começa no dia 15 de maio com a estreia de O Grande Gatsby, filme de Baz Luhrmann que traz Leonardo DiCaprio e Carey Mulligan no elenco.

Continua depois da publicidade