Candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2015 podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) até as 23h59min, no horário de Brasília, desta quinta-feira. Até a noite de quarta-feira, 2.217.738 estudantes haviam feito a inscrição, segundo o último balanço do Ministério da Educação (MEC).
Continua depois da publicidade
Prazo para inscrições para o Sisu termina nesta quinta
Estão aptos a participar da seleção os estudantes que fizeram a edição de 2015 do Enem e obteveram nota acima de 0 na prova de redação. É necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, no site do Sisu. Nesta edição, são ofertadas 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior.
Confira as dicas de um dos candidatos que gabaritaram matemática no Enem
Continua depois da publicidade
O resultado da chamada regular será divulgado no dia 18 de janeiro. Os selecionados deverão fazer a matrícula na instituição nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Assim como na edição anterior, só haverá uma chamada regular.
Quem não foi selecionado ou foi selecionado apenas para a segunda opção de curso pode aderir à lista de espera que estará disponível na página do Sisu na internet de 18 a 29 de janeiro.
Veja quantas vagas são oferecidas pelo Sisu no RS
O Sisu é o sistema informatizado do MEC por meio do qual os estudantes participantes do Enem concorrem a vagas de ensino superior em instituições públicas. As notas do exame foram divulgadas no dia 8 de janeiro. Mais de 5,8 milhões fizeram o Enem no ano passado.
Continua depois da publicidade
Últimas notas de corte
Nesta quinta-feira, os candidatos têm acesso às últimas notas de corte, que são as menores para ficar entre os potencialmente selecionados para o curso. A nota de corte é calculada com base no número de vagas disponíveis e no total de candidatos inscritos para aquele curso. As informações podem ser consultadas no site do Sistema.
O candidato que já fez a inscrição poderá consultar também, pela última vez, a própria classificação parcial na opção de curso escolhida.
O MEC alerta que essas informações devem servir apenas de referência para ajudar o participante no monitoramento da inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga. O candidato pode trocar a opção de curso até o fim do prazo de inscrição, valerá a última inscrição confirmada.
Continua depois da publicidade
* Agência Brasil