Nas eleições 2022, Paraná conta com 10 candidatos ao Senado do Estado para os próximos oito anos de mandato. O prazo previsto pela Justiça Federal encerrou em 5 de agosto para partidos e federações oficializarem, em convenções, os nomes de seus candidatos ao governo do Paraná.

Continua depois da publicidade

A data limite para o registro oficial das candidaturas foi até 15 de agosto, junto à Justiça Eleitoral, de acordo com o calendário do pleito. A partir disso, a campanha eleitoral começa oficialmente em 16 de agosto.

O primeiro turno da eleição para presidente, governador, senador, e deputados federais e estaduais está marcado para 2 de outubro de 2022, e, eventual segundo turno, no dia 30 do mesmo mês.

Quem são os candidatos a senador por SC nas Eleições 2022

Conheça os candidatos a senador do PR

  • Aline Sleutjes (PROS)
  • Alvaro Dias (PODEMOS)
  • Desiree (PDT)
  • Dr Saboia (PMN)
  • Laerson Matias (PSOL)
  • Orlando Pessuti (MDB)
  • Paulo Martins (PL)
  • Roberto França Da Silva Junior (PCO)
  • Rosane Ferreira (PV)
  • Sergio Moro (UNIÃO)

Continua depois da publicidade

Aline Sleutjes (PROS)

Aline Sleutjes tem 43 anos e é natural de Castro, região dos Campos Gerais do Paraná. É graduada em Educação Física e pós-graduada em Gestão Escolar.

Atualmente exerce o primeiro mandato de deputada federal, eleita em 2018. A candidata ao Senado já foi eleita vereadora de Castro em 2005 e 2013.

Álvaro Dias (PODEMOS)

Álvaro Fernandes Dias é candidato do Podemos, confirmado em convenção no dia 05 de agosto. O político busca sua reeleição para o quinto mandato como senador.

O parlamentar tem 77 anos e apesar de ser natural de Quatá, em São Paulo, construiu sua carreira política no Paraná. Já foi vereador, deputado estadual, deputado federal e governador do Paraná.

Continua depois da publicidade

O senador é licenciado em Históra pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Desiree (PDT)

Eneida Desiree Salgado tem 47 anos e é natural de Curitiba. Oficializada como candidata no dia 30 de julho, concorre ao Senado pela primeira vez.

A candidata é mestre e doutora em direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ela possui duas pesquisas de pós-doutorado sobre assuntos ligados à política, uma na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e outra na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Dr Saboia (PMN)

Carlos Eduardo Saboia Gomes tem 75 anos e nasceu em Rio Negro, na Região Metropolitana de Curitiba. Sua candidatura foi confirmada 5 de agosto.

Continua depois da publicidade

Médico de formação, já foi vereador por dois mandatos em Maringá em 1954

Laerson Matias (PSOL)

Laerson Matias tem 59 anos e é natural de Cascavel, no Paraná.

Com sua candidatura oficializada dia 30 de julho, ele já foi candidato a deputado estadual, em 2006, e a vereador de Cascavel, em 2016, porém não foi eleito.

Orlando Pessuti (MDB)

Orlando Pessuti tem 69 anos e é natural de Califórnia, no norte do Paraná. Ele é graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Pessuti já foi deputado estadual do Paraná de 1983 a 2002, por cinco mandatos. Além disso, foi vice-governador do estado de 2003 a 2009, na gestão do Roberto Requião. Nesse mesmo ano, também foi secretário estadual da Agricultura.

Continua depois da publicidade

Foi governador do Paraná, de abril de 2010 a janeiro de 2011, após renúncia de Requião para se candidatar ao Senado.

Ao deixar o governo, fez parte dos conselhos de administração do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da ItaipuBinacional. Em 2015, diretor-presidente do Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Paulo Martins (PL)

Paulo Eduardo Lima Martins tem 41 anos e é natural de Presidente Venceslau, no estado de São Paulo.

O candidato ao senado foi oficializado no dia 03 de agosto. É jornalista e exerce o mandato de deputado federal.

Continua depois da publicidade

Chegou a assumir a suplência na Câmara dos Deputados em março de 2016, mas se afastou em novembro do mesmo ano.

Roberto França Da Silva Junior (PCO)

Roberto França Da Silva Junior tem 45 anos e é pós-doutor em geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Sua área de pesquisa inclui geopolítica e economia política.

O candidato atua como professor no ensino superior há 16 anos, além de ser redator e colunista.

Rosane Ferreira (PV)

Cleusa Rosane Ribas Ferreira tem 59 anos, enfermeira e natural de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. É especialista em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Sua carreira política se iniciou como deputada estadual pelo Paraná entre 2007 até 2010, além de deputada federal entre 2011 e 2014.

Continua depois da publicidade

A candidata foi vereadora de Araucária, mas renunciou ano passado.

Sergio Moro (UNIÃO)

Sergio Fernando Moro, ex-juiz federal e ex-ministro, foi oficializado como candidato ao Senado pelo União Brasil no dia 2 de agosto.

Moro tem 50 anos e é natural de Maringá, no norte do Paraná.

Formado em direito pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), se aperfeiçoou na escola de direito na da Universidade de Havard, nos Estados Unidos. É mestre e doutor pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), instituição pela qual lecionou direito processual penal.

Ele foi titular da 13° Vara Federal de Curitiba, e se destacou por ser o responsável pelos processos da Lava Jato em primeira instância, entre março de 2014 e novembro de 2018.

O candidato deixou o cargo de juiz federal, em novembro de 2018, para aceitar o convite como Ministro da Justiça e Segurança Pública do então presidente eleito Jair Bolsonaro.

Continua depois da publicidade

No ano de 2020, Moro pediu exoneração do cargo de ministro.

*As informações são do G1

Veja tudo sobre Eleições 2022

Leia também

Guia das eleições 2022

Quem são os candidatos ao governo do Paraná nas Eleições 2022