Hoje tem marmelada? Não, não senhor! A trupe do Grupo Tholl inverte o bordão do circo para anunciar que está aberta a temporada de caça a novos talentos.

Continua depois da publicidade

E para quem quer encarar o desafio, segue o aviso: o candidato à artista circense terá que se submeter a quatro dias de testes em uma bateria de 17 atividades diferentes. A boa notícia é que não precisa ter experiência. Todos os exercícios serão orientados por instrutores, que prometem ensinar a técnica e fazer demonstrações antes de testar as aptidões dos concorrentes. Também tem espaço para quem quer apenas aprender a técnica circense. Na ficha de inscrição, há um tópico exclusivo para as anotações do interesse de cada candidato.

– Não estamos procurando ninguém que já esteja pronto, pelo contrário, quem chega aqui com muitos vícios acaba demorando a se adequar ao perfil do Tholl – diz o diretor do grupo, João Bacchili.

O que é uma viagem de férias comparada à chance de fazer parte de um circo? Naioby Couto dispensou a temporada de uma semana no Rio de Janeiro, que já havia inclusive sido paga pela família, para tentar uma vaga no Grupo Tholl. E ela tem só sete anos, um ano a mais da idade mínima para quem quer disputar uma vaga na trupe. Para as crianças, a programação e as atividades são diferentes, porém o critério de seleção não muda: tem que ter vocação.

Continua depois da publicidade

Veio do Rio a primeira inscrição para o oficinão de caça-talentos deste ano. Segundo o diretor do Tholl, aumentou o número de candidatos do Rio de Janeiro e de São Paulo que se inscrevem na seleção. A estimativa é de que 30% dos inscritos sejam de fora de Pelotas, onde se localiza o Centro de Treinamento do grupo.

Geralmente, dos 200 inscritos, 40 são selecionados. Depois da divulgação do resultado, no final da tarde do dia 29, os aprovados voltam para casa. Permanecem o mês de fevereiro em férias e no dia 1º de março iniciam oficialmente no Tholl – primeiro com os treinamentos e só depois de uma nova avaliação será definido se integra o elenco que compõe os espetáculos. As inscrições se estendem até o dia 25, porém as vagas são limitadas a 200 candidatos, no máximo.

Inscrições e seleção

> É necessário ter acima de seis anos. Não há limite para os mais velhos.

> Crianças pagam uma taxa de R$ 50. Para quem tem 14 anos ou mais o valor sobre para R$ 70.

> Quem está em Pelotas pode se inscrever no Centro de Treinamento do Tholl, que fica na Rua Garibaldi, 630. De segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 14h às 18h. Quem mora fora precisa entrar em contato pelo e-mail imprensa@grupotholl.com.

Continua depois da publicidade

> O Oficinão Caça-Talentos se estende do dia 26 ao 29 de janeiro, no Centro de Treinamento do Grupo Tholl. Os testes são realizados das 8h às 11h30min e das 14h às 18h.

> Dia 26 – às 20h: Luau na Praia do Laranjal (um ônibus fretado levará os candidatos).

> Dia 27 – às 20h: happy hour com atividades circenses, no Centro de Treinamento.

> Dia 28 – pós 22h: mostra competitiva entre os candidatos, com premiação em dinheiro. Depois tem festa à fantasia, com pré-carnaval.

> Dia 29 – às 18h: divulgação dos selecionados.