Doze candidatos disputam a vaga para a Presidência da República nas Eleições 2022, que terá o primeiro turno realizado no dia 2 de outubro. Os partidos tiveram até o dia 15 de agosto para registrar as candidaturas de todos os nomes que irão concorrer no pleito deste ano. Confira abaixo quem são os candidatos a presidente na Eleições 2022.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC pelo Telegram
Um dos primeiros a confirmar sua pré-candidatura foi o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em maio, ele confirmou a chapa com Geraldo Alckmin (PSB) como vice.
Ciro Gomes teve a candidatura oficializada em 20 de julho, na convenção nacional do PDT realizada na sede do partido, em Brasília.
Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total
Continua depois da publicidade
Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) oficializou sua candidatura à reeleição junto com o ex-ministro da Defesa Braga Netto, como vice, em 24 de julho, no Maracanãzinho, Rio de Janeiro.
Simone Tebet (MS) foi confirmada no dia 27 de julho pelo MDB e anunciou nesta terça (2) a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) como sua vice na chapa.
O que faz um presidente da República
Na segunda (1°), o PTB formalizou a candidatura de Roberto Jefferson, condenado no escândalo do mensalão e que cumpre prisão domiciliar, com a justificativa de ampliar as opções de eleitores de direita e conter parte dos ataques da esquerda ao presidente Jair Bolsonaro.
No dia 5 de agosto, o União Brasil oficializou a senadora Soraya Thronicke como candidata da legenda à Presidência.
Continua depois da publicidade
Conheça os candidatos a presidente nas Eleições 2022
- Ciro Gomes (PDT)
- Eymael (Democracia Cristã)
- Felipe D’Avila (Novo)
- Jair Bolsonaro (PL)
- Leonardo Péricles (Unidade Popular)
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
- Pablo Marçal (Pros)
- Roberto Jefferson (PTB)
- Simone Tebet (MDB)
- Sofia Manzano (PCB)
- Soraya Thronicke (União Brasil)
- Vera Lúcia (PSTU)
Veja mais informações sobre os candidatos a presidente nas Eleições 2022
- Ciro Gomes (PDT) – Terceiro colocado nas eleições de 2018, Ciro Gomes nasceu em São Paulo e tem 64 anos. Ele é ex-governador do Ceará tem feito discursos contra Bolsonaro e contra o retorno de Lula, mirando no eleitorado descontente com os dois políticos e em uma possível “terceira via”.
- Eymael (Democracia Cristã) – O fundador e presidente do Democracia Cristã, José Maria Eymael tem 82 anos e nasceu no Rio Grande do Sul. O político já foi deputado federal por São Paulo de 1986 a 1995. Disputou cinco campanhas presidenciais – 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018 –, mas não obteve êxito em nenhuma.
- Felipe D’Ávila (Novo) – Felipe d’ Avila tem 58 anos e nasceu em São Paulo. Ele é cientista político, mestre em administração pública pela Universidade de Harvard e coordenador do movimento Unidos Pelo Brasil. Foi anunciado no final de 2021 pelo Novo como o pré-candidato do partido à Presidência da República.
- Jair Bolsonaro (PL) – Nascido em São Paulo, Jair Messias Bolsonaro tem 67 anos e é militar reformado. O atual presidente da República foi deputado federal pelo Rio de Janeiro entre 1991 e 2018. Ele estava sem partido desde que saiu do PSL, em outubro de 2019, e se filiou ao PL no final de 2021.
- Leonardo Péricles (Unidade Popular) – Leonardo Péricles Vieira Roque, tem 40 anos e nasceu em Minas Gerais. Ele é técnico em mecatrônica e presidente do partido mais novo do Brasil, o Unidade Popular pelo Socialismo (UP), criado em dezembro de 2019.
- Lula (PT) – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nasceu em Pernambuco e tem 76 anos. Ex-metalúrgico, ele é apontado como pré-candidato à presidência desde a decisão judicial que anulou as condenações do petista nos processos da Operação Lava-Jato.
- Pablo Marçal (Pros) – O influenciador Pablo Marçal nasceu em Goiás e tem 35 anos. Ele também atua como coach, tem 1,4 milhão de seguidores no YouTube e ganhou notoriedade depois de organizar uma trilha no Pico do Marins, em São Paulo, fora da época recomendada e que precisou de resgate dos bombeiros para 32 pessoas.
- Roberto Jefferson (PTB) – Roberto Jefferson tem 69 anos e nasceu no Rio de Janeiro. Ele é ex-deputado federal e cumpre prisão domiciliar desde janeiro, por determinação do Supremo Tribunal Federal, no inquérito que apura a organização de milícias digitais. Jefferson também foi condenado no processo do mensalão.
- Simone Tebet (MDB) – A senadora Simone Tebet tem 52 anos e é natural do Mato Grosso do Sul. Ela disputou por duas vezes a presidência do Senado, mas foi derrotada por Davi Alcolumbre e Rodrigo Pacheco. No entanto, ganhou mais notoriedade pelas participações na CPI da Covid-19.
- Sofia Manzano (PCB) – Sofia Manzano nasceu em São Paulo e tem 51 anos. Economista, doutora em História Econômica pela USP, foi apresentada como pré-candidata ao Planalto em fevereiro de 2022. Em 2014, foi candidata à vice-presidência do Brasil, concorrendo com Mauro Lasi, pela sigla, para a presidência.
- Soraya Thronicke (União Brasil) – Soraya Thronicke tem 49 anos e nasceu no Mato Grosso do Sul. Em 2018, ela participou das eleições como candidata pela primeira vez, quando foi eleita para o cargo de senadora.
- Vera Lúcia (PSTU) – Vera Lúcia nasceu em Pernambuco e tem 54 anos. Ela foi uma das fundadoras do PSTU com integrantes do grupo político Convergência Socialista. Já foi filiada ao PT, mas foi expulsa do partido em 1992. É graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Leia também
Políticos intensificam gastos em SC com posts no Facebook
Orçamento de R$ 43,4 bilhões para 2023 é aprovado na Alesc
Cratera aparece no Deserto do Atacama e preocupa por proximidade com mina de extração