As eleições municipais em 2020 serão para a escolha de prefeitos e vereadores. Saiba quem são os candidatos a prefeito na Grande Florianópolis. O primeiro turno está marcado para o dia 15 de novembro e o segundo turno, para cidades com mais de 200 mil eleitores, será no dia 29 de novembro.
Continua depois da publicidade
> Em site especial, saiba tudo sobre as Eleições 2020 em SC
Abaixo, confira, em ordem alfabética, a relação dos candidatos. Ela inclui as quatro maiores cidades da região: Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu.
Os nomes foram anunciados pelos partidos nas convenções partidárias. Os políticos têm até o dia 26 de setembro para se registrar na Justiça Eleitoral
Florianópolis
Em Florianópolis, dez candidados foram confirmados pelos partidos para concocorrer à prefeitura. A Capital tem 357 mil eleitores cadastrados, segundo maior número de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Confira quem são os candidatos:
Alex Brasil (PRTB)

Alexander Brasil, o Alex Brasil, tem 43 anos. Ele é advogado e atua em movimentos de direita. Também tem formação em Economia e Geografia.
Vice: Letícia Mattos (PRTB)
Ângela Amin (Progressistas)

Ângela Amin tem 66 anos e atualmente cumpre o quarto mandato como deputada federal por Santa Catarina. Prefeita de Florianópolis por dois mandatos, entre 1997 e 2005, Ângela Amin chegou ao segundo turno das eleições municipais em 2016, mas acabou derrotada por Gean Loureiro.
Vice: João Batista Nunes (PSDB)
Elson Pereira (PSOL)

Elson Pereira tem 57 anos, é formado em Engenharia Civil, com pós-doutorado em Urbanismo. Ele é professor no curso de graduação e no programa de pós-graduação em Geografia da UFSC. Em 2016, foi o terceiro colocado nas eleições para prefeito da cidade.
Vice: Lino Peres (PT)
Gabriela Santetti (PSTU)

Gabriela Santetti é professora de História e mestre em Educação pela UFSC. Em 2016 e 2018, respectivamente, foi candidata a prefeita e a deputada federal pelo PSTU.
Continua depois da publicidade
Vice: Diogo Leal (PSTU)
Gean Loureiro (DEM)

Gean Loureiro tem 47 anos, e é o atual prefeito de Florianópolis, buscando a reeleição. Formado em Direito e em Administração, também já foi vereador na Capital. Em 2014, foi eleito deputado estadual.
Vice: Topázio Silveira Neto (Republicanos)
Hélio Bairros (Patriota)

Hélio Bairros é formado em Direito. Empresário, presidiu o Sindicato da Indústria da Construção Civil da Grande Florianópolis (Sinduscon) por 14 anos. Também já atuou como procurador do município.
Vice: Edgar Lopes (Patriota)
Jair Fernandes (PCO)

Jair Fernandes de Aguiar Ramos tem 34 anos. Ele é técnico em edificações e carpinteiro autônomo. Militante do PCO, concorre pela primeira vez a um cargo eletivo.
Vice: Ivan Rubens Dário (PCO)
Orlando Silva (Novo)

Orlando Silva tem 47 anos, é advogado e professor de Direito Empresarial na UFSC. Já autou como conselheiro da OAB-SC e como presidente da Associação Brasileira de Direito e Economia.
Continua depois da publicidade
Vice: Luiz Barboza Neto (Novo)
Pedrão Silvestre (PL)

Pedrão tem 33 anos e está no segundo mandato como vereador em Florianópolis. Ele é formado em Administração Pública. Nas eleições de 2016, foi o vereador mais votado da história de Santa Catarina, com 11,1 mil votos.
Vice: Eduardo Usuy (PL)
Ricardo Vieira (Solidariedade)

Ricardo Camargo Vieira é médico. Mestre em Saúde Pública, também foi professor universitário. Eleito duas vezes como vereador em Florianópolis, ocupou a função em entre 2008 e 2016.
Vice: Guaraci Fagundes (PV)
> Eleições 2020 Florianópolis: Angela, Elson e Gean terão 75% do horário eleitoral
São José
Em São José, nove candidatos já tiveram o nome confirmado para o pleito. A cidade é a segunda maior da Grande Florianópolis, e tem 170 mil eleitores cadastrados – o quarto maior número de Santa Catarina.
Confira quem são os candidatos:
Antônio Lemos (Republicanos)

Antônio Lemos tem 43 anos e atualmente é vereador em São José. Ele fé ormado em Direito e também é pastor. Nas eleições de 2018, foi candidato a deputado federal.
Continua depois da publicidade
Vice: Juliana Cardoso Venâncio (Republicanos)
Ary Martins (PT)

Ary Cândido Martins tem 57 anos e é formado em Letras e Administração. Ele trabalhou como professor e servidor do Besc, Telesc e Correios, onde se aposentou em 2017. Já assumiu como vereador suplente por duas vezes na Câmara de São José.
Vice: Wilson Taveira (PT)
Clonny Capistrano (PL)

Clonny Capistrano tem 43 anos e ocupa cadeira na Câmara de Vereadores em São José, em segundo mandato. Ele é formado em Direito e também é empresário. Já atuou como secretário regional da Grande Florianópolis.
Vice: Sargento Canosi (PL)
Fernando Anselmo (PSL)

Fernando Anselmo tem 40 anos. Formado em Direito, concorreu à prefeitura em 2016 pelo PDT, quando ficou em terceiro lugar.
Vice: Hélio Costa Júnior (Podemos)
Luizinho (PSDB)

Luiz Carlos Goedert, o Luizinho, tem 55 anos, e é empresário. Ele é formado em Direito e atua como comunicador em rádio e TV.
Continua depois da publicidade
Vice: Peduca (PP)
Moacir da Silva (PDT)

Moacir da Silva cumpre o terceiro mandato como vereador. Ele é engenheiro sanitarista, administrador, pedagogo e servidor público. Também já atuou, por cinco vezes, secretário municipal.
Vice: Edson Fortuna (PSOL)
Orvino Coelho de Ávila (PSD)

Orvino Coelho de Ávila é advogado e ocupa o décimo mandato seguido como vereador. Ele é o candidato da atual prefeita, Adeliana Dal Pont (PSD), que deixará o cargo após duas gestões seguidas.
Vice: Michel Schlemper (MDB)
Roberto Salum (Patriota)

Roberto Salum tem 63 anos. Ele é comunicador, agente da Polícia Civil e já foi suplente de deputado federal, em 2010, e de deputado estadual, em 2014. Nas eleições de 2018, concorreu ao Senado.
Vice: a definir
Thiago Paulo (Novo)

Thiago Paulo é economista e também mestre em Engenharia pela UFSC. Ele atua como planejador financeiro.
Continua depois da publicidade
Vice: Dayanne Borges (Novo)
> Eleições 2020 em tempo real: como acompanhar a cobertura do NSC Total
Palhoça
Em Palhoça, sete candidatos a prefeito foram confirmados para as eleições 2020. A cidade conta com 126 mil eleitores aptos a votar, representando o oitavo maior colégio eleitoral de Santa Catarina.
Confira quem são os candidatos:
Eduardo Freccia (PSD)

Eduardo Freccia é professor universitário e pós-graduado em gestão empresarial. Ele é o candidato apoiado pelo atual prefeito, Camilo Martins, que deixará o cargo após duas gestões. Nos últimos anos, atuou como secretário de Infraestrutura e Planejamento da prefeitura.
Vice: Amaro Júnior (MDB)
Ivon de Souza (PSL)

Ivon de Souza é coronel da reserva da Polícia Militar. Ele é formado em Direito e tem especialização em Pedagogia e Segurança Pública. Nas eleições de 2012, foi o candidato mais votado para prefeito em Palhoça, mas não pôde assumir o mandato porque teve o registro de candidatura indeferido.
Vice: Lauri Garcia (PSL)
Jaílson Rodrigues (PT)

Jaílson Rodrigues é estudante de Direito e suplente de vereador na cidade. Concorreu nas eleições de 2016 pelo PCdoB e, há um ano, é filiado ao PT.
Continua depois da publicidade
Vice: Ana Maria (PT)
Jean Negão (Patriota)

Jean Henrique Dias Carneiro, o Jean Negão, é advogado, formado em Gestão Pública e atualmente ocupa cadeira na Câmara de Vereadores de Palhoça. Elegeu-se para a Câmara nas eleições de 2016 pelo PP.
Vice: Sargento Gil Norton Amorim (Patriota)
Luciano Pereira (Avante)

Luciano Pereira cumpre o primeiro mandato de vereador em Palhoça. Ele é formado em Gestão Pública e também servidor público municipal. Entre 2013 e 2017, presidiu o sindicato dos servidores municipais da cidade.
Vice: Lecinho da Silva (Avante)
Rangel Medeiros (PSOL)

Rangel Medeiros tem 42 anos e é mestre em História pela UFSC e doutor em Sociologia. Ele atua como professor no ensino básico e no ensino superior. Também faz assessoria pedagógica para o ensino fundamental na prefeitura de Palhoça.
Vice: Carlos Rogério (PSOL)
Sérgio Guimarães (PL)

Sérgio Guimarães é jornalista, tendo experiência com TV e rádio. Nos últimos anos, começou a atuar também na política. Esta será a primeira vez que ele disputa uma eleição.
Continua depois da publicidade
Vice: Márcio Hoffmann (PL)
> TSE busca parcerias para desenvolver sistema de votação pelo celular
Biguaçu
A cidade de Biguaçu tem sete candidatos a prefeito confirmados para as eleições deste ano. O município tem 50 mil eleitores aptos a votar neste pleito.
Confira quem são os candidatos:
André Clementino (PSL)

André Clementino tem 44 anos e foi vereador em Biguaçu por dois mandatos, entre 2009 e 2016. Na última eleição municipal, foi candidato a vice-prefeito pelo MDB.
Vice: A definir
Heriberto Peres (Patriota)

Heriberto Peres é coronel da Polícia Militar, atualmente na reserva. Ele foi comandante da corporação em Biguaçu e vai concorrer à prefeitura de Biguaçu pela primeira vez.
Vice: Thales Pacheco dos Santos (Patriota)
João José (PT)

João José dos Santos é engenheiro e já foi vice-prefeito da cidade entre 2001 e 2004. Nas eleições de 2018, foi candidato a deputado estadual. Ao longo de 11 anos, atuou como Superintendente do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Vice: Raphael Carrieri (PT)
Marconi Kirch (DEM)

Marconi Kirch já foi vereador na cidade de Biguaçu por dois mandatos, eleito em 2012 e em 2016. Ele chegou a presidir a Câmara de Vereadores. Em 2019, renunciou ao mandato para se dedicar à candidatura ao cargo de prefeito.
Vice: Iracema Wolan (Republicanos)
Salete Cardoso (PL)

Salete Cardoso atualmente cumpre o quarto mandato como vereadora em Biguaçu. Ela foi eleita pela primeira vez em 2004. Salete é professora, já presidiu o Conselho Municipal de Esportes de Biguaçu e também foi secretária de Cultura, Esporte e Turismo.
Vice: Salmir Gonçalves (PL)
Salmir da Silva (MDB)

Salmir da Silva é vereador na cidade, eleito em 2016, e empresário. Presidiu a Câmara de Vereadores por dois anos.
Vice: Alexandre Martins (Podemos)
Vilson Alves (Progressistas)

Vilson Norberto Alves é o atual vice-prefeito de Biguaçu e tem formação em Administração e Direito. Já foi vereador por dois mandatos, entre 2009 e 2016. Também já atuou no ramo da Contabilidade.
Continua depois da publicidade
Vice: A definir