As eleições municipais em 2020 serão para a escolha de prefeitos e vereadores. Saiba quem são os candidatos a prefeito em Blumenau. O primeiro turno está marcado para o dia 15 de novembro e o segundo turno, para cidades com mais de 200 mil habitantes, será no dia 29 de novembro.
Continua depois da publicidade
> Em site especial, saiba tudo sobre as Eleições 2020 em SC
Nunca na história de Blumenau tanta gente quis concorrer à prefeitura como nas Eleições 2020. Até esta segunda-feira (14) já eram 12 os candidatos confirmados para o pleito de novembro — muitos em chapa pura, sem alianças. O número pode mudar até o fim do prazo definido para as convenções, que é quarta-feira (16).
Confira a lista completa, em ordem alfabética, com todos os nomes que já foram apontados como candidatos a prefeito em Blumenau:
Ana Paula Lima (PT)

Ex-deputada estadual e até então única candidata a prefeita da história de Blumenau, Ana Paula volta a concorrer ao cargo oito anos depois da primeira tentativa. Em 2012, vale lembrar, ela chegou a liderar as pesquisas, mas nem sequer foi ao segundo turno — que teve Napoleão (PSDB) e Kuhlmann (PSD). O vice será Vanderlei de Oliveira, ex-vereador, e o PT está coligado com o PV.
Continua depois da publicidade
Débora Arenhart (Cidadania)

Professora e formada em direito, Débora França Arenhart foi o quarto nome oficializado como prefeiturável em Blumenau nas Eleições 2020. Com um histórico de trabalho voluntário voltado às mulheres em situação de vulnerabilidade social, a candidata terá Gilberto Silva, o Giba, como candidato a vice. O Cidadania irá em chapa pura.
Geórgia Faust (PSOL)

Mestre em Educação, militante feminista e a favor da causa animal em Blumenau, a professora concorrerá pela primeira fez à prefeitura, pelo PSOL. A sigla irá em chapa pura e terá Joel Rodrigo como candidato a vice-prefeito. É a terceira vez que o partido lança um aspirante à prefeitura — Dari Diehl e Osni Wagner foram os primeiros.
Ivan Naatz (PL)

Naatz se tornará em 2020 o nome que mais vezes tentou se tornar prefeito de Blumenau na história: quatro vezes. O advogado e atual deputado estadual já foi candidato em 2004, 2008 (ambos pelo PV) e 2016 (pelo PDT). Em 2012 ele foi eleito vereador na cidade. A sigla também irá em chapa pura e o vice será Hermes Soethe.
Jairo Santos (PRTB)

Ex-diretor do Presídio Regional de Blumenau e ex-coordenador da Praça do Cidadão na cidade, Jairo Santos vai para a quinta eleição consecutiva em Blumenau — a primeira, porém, para prefeito. Em 2004, 2008, 2012 e 2016 ele foi candidato a vereador. O vice será o empresário do setor de entretenimento, Fabio Alvacyr.
Continua depois da publicidade
João Natel (PDT)

Ex-reitor da Furb, o neurologista já tinha o nome veiculado como provável candidato à prefeitura de Blumenau há mais de um ano. No sábado (12), foi confirmado pelo PDT. O partido conversa com outras legendas para formar coligação, e tenta atrair Rede e PSB. O vice ainda não foi oficializado.
João Paulo Kleinübing (DEM)

Nome conhecido em Blumenau, o filho do ex-prefeito e ex-governador Vilson Kleinübing já comandou a cidade entre 2005 e 2012. Ex-deputado federal, JPK concorreu como vice de Gelson Merísio na eleição para o governo do Estado, dois anos atrás, mas acabou derrotado por Moisés. O vice será o empresário Ronaldo Baumgarten Júnior (PSD), em uma aliança que ainda tem o PP.
Mário Hildebrandt (Podemos)

O atual prefeito foi oficializado no sábado (12) em uma candidatura óbvia à prefeitura de Blumenau. Ex-vereador e ex-secretário de Assistência Social, Hildebrandt assumiu após a renúncia de Napoleão Bernardes, em abril de 2018. Ele terá como vice a médica Maria Regina de Souza Soar (PSDB), em uma aliança que ainda tem MDB e Solidariedade.
Mário Kato (PCdoB)

Médico e servidor público, Kato concorre a um cargo público pela primeira vez. O nome foi confirmado pelo PCdoB no último sábado, depois de o partido — que teve Arnaldo Zimmermann na última eleição — cogitar alianças com outras siglas de esquerda. O nome do vice segue indefinido.
Continua depois da publicidade
Odair Tramontin (Novo)

Primeiro candidato confirmado em Blumenau, logo no primeiro dia das convenções, Tramontin é promotor de Justiça e concorre ao pleito aliado ao discurso de “nova política”. Ex-coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) ele terá como vice Darci Debastiani, em chapa pura.
Ricardo Alba (PSL)

Atual deputado estadual (com a maior votação de SC em 2018) e ex-vereador de Blumenau, Ricardo Alba é o candidato do ex-partido presidente Jair Bolsonaro nas Eleições 2020. O candidato aposta no discurso da direita conservadora e terá como vice, em chapa pura, o empresário do setor de hotelaria, Emil Chartouni.
Wanderlei Laureth (Avante)

Ex-presidente do Blumenau Esporte Clube, o empresário Wanderlei Laureth concorre a um cargo público pela primeira vez. Assim como outros partidos, ele também irá ao pleito sem alianças e terá como candidata a vice a química Rosangela Vieira Cassenote.