Nas Eleições 2022,oito partidos confirmaram candidatura para o governo de Tocantins. O prazo para realização das convenções partidárias foi encerrado na última sexta-feira (5), seguindo o calendário eleitoral. Confira abaixo os oito candidatos que concorrem a governador de Tocantins.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

As candidaturas serão registradas oficialmente junto à Justiça Eleitoral até 15 de agosto, de acordo com o calendário do pleito. A campanha eleitoral vai começar em 16 de agosto. O primeiro turno da eleição está marcado para o dia 2 de outubro.

Eleições 2022: guia mostra tudo o que você precisa saber 

Veja lista de candidatos a governador de Tocantins

  • Carmen Hannud (PCO)
  • Coronel Ricardo Macedo (PMB)
  • Dr. Luciano de Castro (DC)
  • Irajá (PSD)
  • Karol Chaves (PSOL)
  • Paulo Mourão (PT)
  • Ronaldo Dimas (PL)
  • Wanderlei Barbosa (Republicanos)

Continua depois da publicidade

Quem são os candidatos a presidente nas Eleições 2022

Carmen Hannud (PCO)

Carmen Hannud Carballeda Adsuara (PCO) é psicóloga, meste em Ciências Sociais e doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). 

Athos Daniel Rodrigues da Silva foi o escolhido para concorrer a vice-governador.

Coronel Ricardo Macedo (PMB)

O coronel Ricardo Macedo (PMB) é natural de Porto Nacional e tem 57 anos. Ele é coronel aviador da Força Aérea Brasileira (FAB), onde exerceu diversos cargos. Esta é a primeira vez que concorre ao cargo de governador do Estado. 

O candidato Geldes será o nome para a vaga de vice-governador.

Dr. Luciano de Castro (DC)

Luciano de Castro Teixeira (DC) é médico e profissional do Hospital Geral de Palmas (HGP). Ele já disputou as eleições para os cargos de deputado estadual, prefeito e depois vice-prefeito de Palmas, deputado federal e vereador da capital, mas não foi eleito. 

A vice da chapa será Luciene Mamedes, também do DC.

Irajá (PSD)

 Irajá Silvestre Filho (PSD) tem 39 anos e é natural de Goiânia (GO). Ele é filho da senadora Kátia Abreu (Progressistas). Irajá é senador pelo Tocantins e presidente do PSD no estado. Ele é formado em Publicidade e Propaganda e já trabalhou como empresário e produtor rural. 

Continua depois da publicidade

Já atuou como Secretário de Desenvolvimento Agrário e Regularização Fundiária no governo do Tocantins e ocupou o cargo de deputado federal por dois mandatos, entre os anos de 2012 e 2018. Com 35 anos, foi o senador mais novo já eleito. 

Karol Chaves (PSOL)

Karoline Soares Chaves (PSOL) tem 41 anos e é natural de Osasco (SP). Ela vive em Tocantins desde 1992. Ela é advogada, especialista em estudos latino-americanos pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Mestra em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins. 

Ela também é pesquisadora do Programa de Pesquisa e Extensão Igualdade Étnico-Racial e Educação da UFT, do Observatório dos Movimentos Sociais do Tocantins na UFT e aluna especial do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade de Brasília na linha de pesquisa O Direito Achado na Rua.

Chaves é ativista de direitos humanos, direitos das mulheres e LGBTQIA+

O vice da federação formada pelos partidos Rede e PSOL é Silvio de Sousa (PSOL). 

Paulo Mourão (PT)

Paulo Sardinha Mourão (PT) tem 66 anos e é natural de Cristalândia. Ele é formado em Engenharia Agronômica, pela Universidade Federal de Goiás. Começou a carreira política em 1988, concorrendo como deputado federal em Tocantis. Ele ocupou o cargo durante quatro mandatos, entre 1989 e 2003. Em 2004, Mourão foi eleito prefeito da cidade de Porto Nacional. Concorreu a senador em 2010 e 2018, mas não foi eleito. Em 2012, concorrei novamente à prefeitura de Porto Nacional, porém não venceu dessa vez. Em 2014, foi eleito deputado estadual. 

Continua depois da publicidade

Para vice, a chapa escolheu Professora Germana (PCdoB).

Ronaldo Dimas (PL)

Ronaldo Dimas Nogueira Pereira (PL) tem 61 anos e é natural da cidade de Frutal, em Minas Gerais. Ele é empresário e é formado em Engenharia Civil pela Universidade de Uberaba. 

Entre 2003 a 2007, Dimas atuou como deputado federal. Em 2006, foi candidato a vice-governador ao lado de Siqueira Campos, mas não foi eleito. Em 2012, ganhou as eleições para prefeito de Araguaína, reeleito em 2016. Ficou no cargo até 2020. 

Freire Júnior (MDB) foi escolhido como vice-governador da chapa.

Wanderlei Barbosa (Republicanos)

Wanderlei Barbosa Castro tem 58 anos e é natural de Porto Nacional. Ele é o atual governador do Tocantins. Começou a vida política na cidade em que nasceu, como vereador em 1989. Em 1996, foi eleito vereador em Palmas, cargo que ocupo diversas vezes até 2010. Também foi deputado estadual por dois mandatos, em 2010 e 2014. Em 2022, após a renúncia de Mauro Carlesse, assumiu como governador do Estado. 

O vice da chapa será o ex-deputado e ex-prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PDT).

Veja o vídeo para saber tudo sobre as Eleições 2022

Leia também

Eleições 2022 terão reforço das Forças Armadas na segurança a pedido do TSE

Continua depois da publicidade

Carta em defesa da democracia ultrapassa 1 milhão de assinaturas