De olho no Palácio dos Bandeirantes, dez políticos foram anunciados pelos partidos como possibilidade para governar o Estado de São Paulo nos próximos quatro anos de mandato. Confira abaixo quem são os candidatos a governador de São Paulo nas Eleições 2022. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

A campanha eleitoral começou oficialmente em 16 de agosto.

Conheça os candidatos a governador de São Paulo:

  • Altino Junior (PSTU)
  • Antonio Jorge (DC)
  • Carol Vigliar (UP)
  • Edson Dorta (PCO)
  • Elvis Cezar (PDT)
  • Fernando Haddad (PT)
  • Gabriel Colombo (PCB)
  • Rodrigo Garcia (PSDB)
  • Tarcísio (REPUBLICANOS)
  • Vinicius Poit (NOVO)

Eleições 2022: guia mostra tudo o que você precisa saber

Continua depois da publicidade

Antonio Jorge (DC)

Antonio Jorge é advogado e tem 69 anos. O candidato é pai de duas filhas e tem dois netos. Jorge é formado pela Universidade de Taubaté. Foi diretor do Serviço Social da Indústria (SESI). Foi secretário municipal de Taubaté, diretor de exames da OAB Taubaté, candidato a vice-prefeito de Taubaté e suplente de vereador na mesma cidade.

Altino Junior (PSTU)

Formado em Matemática, Altino Junior, natural de São Luiz (MA). trabalha no Metrô de São Paulo há 25 anos e é coordenador geral do Sindicato dos Metroviários, anteriormente já ocupou a presidência da entidade entre os anos de 2010 e 2016. A pré-candidatura ao governo de São Paulo foi lançada pelo PSTU.

Carol Vigliar (UP)

Carol Vigliar tem 40 anos, nasceu em São Paulo e atualmente mora no ABC Paulista. Atuou no Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) e é fundadora do Movimento de Mulheres Olga Benário, do qual é uma das coordenadoras nacionais.

Edson Dorta (PCO)

Foi diretor da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) entre 2012 e 2015. Edson Dorta também foi diretor do Sindicato dos Correios da cidade de Campinas e região. Em outros pleitos, foi candidato a deputado federal, a prefeito de Campinas e a vice-presidente.

Continua depois da publicidade

Elvis Cezar (PDT)

Elvis Cezar tem 46 anos, nasceu em Carapicuíba, na região metropolitana de São Paulo, é advogado e foi filiado ao PSDB por 19 anos. Neste ano, deixou a legenda e migrou para o PDT. Cezar foi prefeito de Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo, ao longo de dois mandatos.

Fernando Haddad (PT)

Haddad é professor de Ciência Política na USP. Foi ministro da Educação no governo Lula. Em 2012, foi eleito prefeito da cidade de São Paulo. O candidato disputou as eleições presidenciais em 2018, mas perdeu o segundo turno para Jair Bolsonaro (PL).

Gabriel Colombo (PCB)

Formado em agronomia pela USP com mestrado em Ecologia Aplicada. Colombo é do PCB desde 2015 e foi anunciado pelo partido como candidato a governador de São Paulo. Natural do Rio de Janeiro, ele vive atualmente em Piracicaba, interior de São Paulo, e participa de movimento sociais por moradia e pela terra.

Rodrigo Garcia (PSDB)

Advogado e empresário, Garcia já foi deputado estadual entre 1999 e 2010. Em 2014 foi eleito deputado federal pelo DEM, além de passar por várias secretarias. Em 2021, filiou-se ao PSDB para concorrer ao cargo de governador de São Paulo.

Continua depois da publicidade

Tarcísio de Freitas (Republicanos)

Engenheiro e militar da reserva. Freitas é ex-ministro da Infraestrutura e recém-filiado ao Republicanos. Natural do Rio de Janeiro, ele foi diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no governo Dilma Rousseff.

Vinicius Poit (Novo)

Formado em administração e com passagem pelo mercado financeiro, Poit é deputado federal em primeiro mandato. Natural de São Bernardo do Campo (SP), ele foi lançado como pré-candidato ao governo de São Paulo pelo partido Novo.

Veja tudo sobre Eleições 2022 no vídeo

Leia também 

Militares inspecionam código-fonte das urnas eletrônicas no TSE para Eleições 2022

É enganoso post que diz que evento de lançamento da candidatura de Bolsonaro ‘flopou’

TSE recebe 30 influenciadores digitais e mostra que não existe “sala secreta” de apuração

Continua depois da publicidade