Para as Eleições 2022, Pernambuco conta com 11 candidatos ao governo do Estado. Eles concorrem pelo poder Executivo para os próximos quatro anos de mandato.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

O prazo para os partidos realizarem as convenções e elegerem os representantes foi encerrado no dia 5 de agosto, de acordo com a legislação eleitoral. A data também marcou o fim do período para formação de coligações entre as siglas.

O registro oficial das candidaturas segue até 15 de agosto junto à Justiça Eleitoral. Depois disso, a campanha eleitoral começará oficialmente em 16 de agosto.

Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total 

Continua depois da publicidade

Conheça os candidatos a governador de Pernambuco

  • Anderson Ferreira (PL)
  • Claudia Ribeiro (PSTU)
  • Danilo Cabral (PSB)
  • Jadilson Bombeiro (PMB)
  • João Arnaldo (PSOL)
  • Jones Manoel (PCB)
  • Marília Arraes (Solidariedade)
  • Miguel Coelho (União Brasil)
  • Raquel Lyra (PSDB)
  • Ubiracy Olímpio (PCO)
  • Wellington Carneiro (PTB)

Anderson Ferreira (PL)

O político tem 49 anos, é natural de Recife e está na política há 11 anos. Foi eleito deputado federal por dois mandatos. Após isso, assumiu a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes em 2017 e foi reeleito nas eleições de 2020. Renunciou o cargo para concorrer ao governo de Pernambuco pelo mesmo partido. 

Claudia Ribeiro (PSTU)

A candidata, de 50 anos, nasceu no Rio de Janeiro e se mudou para o Recife aos sete anos. Ela é formada em Pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente, é professora da rede municipal da Capital. Ela ajudou a fundar o PSTU, em 1994. Esta é a primeira vez que ela concorre nas eleições. 

Danilo Cabral (PSB)

Formado em Direito pela UFPE, possui especialização em Direito Administrativo e em Administração Pública. É auditor concursado do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) e ocupou cargos de direção e de secretario da Fazenda do governo do estado. Foi eleito deputado federal por três mandatos. 

Continua depois da publicidade

Jadilson Bombeiro (PMB)

O candidato é sargento do Corpo de Bombeiros e tem 43 anos. Ex-jogador de futebol, também é bacharel em Direito, pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal e formado em Ciências Políticas. Em 2016, deu início à carreira política e, desde 2020, é suplente de vereador. 

João Arnaldo (PSOL)

O político tem 47 anos e nasceu em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. Ele é advogado, pós-graduado em Direito Administrativo, mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente e doutorando em Direito Ambiental e Sustentabilidade. Em 2020, foi candidato a vice-prefeito do Recife, mas perdeu a disputa. 

Jones Manoel (PCB)

Com 32 anos, o candidato é professor de História, comunicador, educador popular e youtuber. Além da graduação, tem mestrado em Serviço Social. Morador da Zona Sul do Recife, ele começou a militância política ao criar um cursinho gratuito para jovens de uma comunidade há mais de 10 anos.

Marília Arraes (Solidariedade)

A política é recifense, foi vereadora por três mandatos e atualmente é a única mulher deputada federal por Pernambuco. Em 2020, foi candidata a prefeitura do Recife e se tornou a primeira mulher da história da cidade a disputar o segundo turno da eleição municipal.

Continua depois da publicidade

Miguel Coelho (União Brasil)

O político tem 31 anos, nasceu no Recife e é de uma família tradicional de políticos do Sertão de Pernambuco. Formado em Direito, tem pós-graduação em liderança e gestão pública e, atualmente, faz pós-graduação em gestão de negócios.

Raquel Lyra (PSDB)

A candidata tem 43 anos e foi a primeira mulher eleita prefeita de Caruaru, no Agreste. Formada em Direito pela UFPE, possui pós-graduação em Direito Econômico e de Empresas. Foi delegada e procuradora do Estado antes da vida pública. Por duas vezes, foi eleita deputada estadual. 

Ubiracy Olímpio (PCO)

O candidato tem 61 anos, é escritor e poeta. Nasceu no Recife e, ainda criança, mudou-se com a família para Olinda. Em 2020, foi candidato a prefeito de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Há seis anos é filiado ao PCO.

Wellington Carneiro (PTB)

Natural de Garanhuns, no Agreste, o candidato tem 48 anos. Ele é advogado, graduado em Gestão Pública e pastor evangélico. Foi secretário de Finanças em Correntes, na gestão do seu pai como prefeito. 

Continua depois da publicidade

Tudo sobre as eleições

Leia também

Ministro Fachin faz alerta pela democracia: “Sociedade civil só deve se armar do voto”

Entenda o que é e como funciona a fiscalização do código-fonte das urnas eletrônicas