Oito candidatos disputam o governo do Maranhão nas Eleições 2022. O período de realização das convenções partidárias terminou na sexta-feira (5). Os postulantes se tornam oficialmente candidatos após o registro das candidaturas junto à Justiça Eleitoral, que precisa ser feito até 15 de agosto. A campanha eleitoral começa a partir de 16 de agosto. Veja abaixo o nome dos candidatos ao governo do PA.
Continua depois da publicidade
Eleições 2022: guia mostra tudo o que você precisa saber
Receba notícias do NSC Total no WhatsApp
O primeiro turno das Eleições 2022, que vai eleger os cargos de presidente, governador, senador, e deputados federais e estaduais será dia 2 de outubro deste ano.
Conheça os candidatos ao governo do Pará
- Adolfo Neto (PSOL)
- Cléber Rabelo (PSTU)
- Doutor Felipe Augusto (PRTB)
- Helder Barbalho (MDB)
- Major Marcony (Solidariedade)
- Shirley Alves (Pros)
- Sofia Couto (PMB)
- Zequinha Marinho (PL)
Continua depois da publicidade
Adolfo Neto (PSOL)
Adolfo Oliveira Neto, 36 anos, é professor universitário e tem formação em Pedagogia e Geografia, com pós-doutorado nesta última área. Foi militante do movimento estudantil e atuou com projetos sobre educação popular na região amazônica.
Cléber Rabelo (PSTU)
Cléber Rabelo é operário da construção civil e concorre pela quarta vez ao governo do Estado. Foi vereador da capital Belém entre 2013 e 2016.
Doutor Felipe Augusto (PRTB)
O médico cardiologista Felipe Augusto Francisco Borges tem 37 anos e concorrerá ao governo do Pará pelo PRTB. Trabalha na cidade de Parauapebas, no sudeste do Estado, e é filiado ao partido há três anos. Será a primeira vez que ele disputará uma eleição.
Helder Barbalho (MDB)
O atual governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), concorre à reeleição nas Eleições 2022. Ele tem 43 anos e é formado em Administração Pública. Foi ministro-chefe da Secretaria Nacional dos Portos e ministro da Integração Nacional. Também foi vereador, prefeito de Ananindeua e deputado estadual. É filho do ex-governador do Pará e senador Jader Barbalho (MDB).
Continua depois da publicidade
Major Marcony (Solidariedade)
Leonardo Marcony Pereira Macedo, o Major Marcony, será candidato a governador pelo Solidariedade. É o atual presidente da sigla no Estado e concorre pela primeira vez ao governo. É natural de Belém e fez carreira na área militar, nos estados do Pará e do Rio de Janeiro.
Shirley Alves (Pros)
Shirley Alves é pedagoga, tem 49 anos e atua como concursada da rede pública municipal de Barcarena, na região metropolitana de Belém. É presidente do partido no Estado e concorre pela primeira vez a um cargo público.
Sofia Couto (PMB)
Sofia Couto tem 54 anos, é natural de Belém e formada em Direito. Foi lançada pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB). Foi secretária municipal em 2019, coordenando a Casa do Idoso de Belém. Concorreu a vereadora de Belém e a deputada estadual, mas não foi eleita. Disputa o governo do Estado pela primeira vez.
Zequinha Marinho (PL)
José da Cruz Marinho, o Zequinha, atualmente é senador. É formado em Pedagogia e já atuou como deputado estadual, federal e vice-governador, cargo que ocupou até 2018, quando foi eleito para o Senado. Filiado ao PSC até o fim do ano passado, ele migrou para o PL, mesmo partido do presidente Jair Bolsonaro.
Continua depois da publicidade
Saiba tudo sobre as Eleições 2022
Leia também
Eleições 2022: SC monta gabinete especial contra ameaças à segurança do pleito
Quem são os candidatos ao governo do Espírito Santo nas Eleições 2022
Estratégias de candidatos de SC passam por eleição nacional e rotina do catarinense