Seis candidatos forma confirmados para disputar o governo do Espírito Santo nas Eleições 2022. O prazo para realização das convenções partidárias era até a última sexta-feIra (5). Confira abaixo os seis candidatos que concorrem a governador do Espírito Santo.
Continua depois da publicidade
Eleições 2022: guia mostra tudo o que você precisa saber
Eles se tornam oficialmente candidatos após o registro das candidaturas junto à Justiça Eleitoral, que precisa ser feito até 15 de agosto. Os nomes listados abaixo podem mudar até essa data. A campanha eleitoral começa oficialmente a partir de 16 de agosto.
Quem são os candidatos a presidente nas Eleições 2022
Veja a lista de candidatos a governador do Espírito Santo:
- Aridelmo Teixeira (Novo)
- Audifax Barcelos (Rede)
- Carlos Manato (PL)
- Guerido Zanon (PSD)
- Renato Casagrande (PSB)
- Vinícius Sousa (PSTU)
Continua depois da publicidade
Aridelmo Teixeira (Novo)

Aridelmo Teixeira (Novo) é empreendedor há mais de 25 anos e cofundador da FUCAPE Business School. Ele tem 54 anos e é natural de Governador Valadares, em Minas Gerais. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), concluiu o doutorado em 2002 na Universidade de São Paulo (USP).
Ele disputa as eleições para governador pela segunda vez. Em 2018, ficou em quinto lugar. Como vice, a escolhida foi a jornalista Camila Domingues.
Audifax Barcelos (Rede)

Audifax Barcelos (Rede) tem 58 nasceu em Serra, município do Espírito Santo do qual foi prefeito po três mandatos, entre os anos de 2005 a 2008, pelo PDT, e de 2013 a 2020, pelo PSB (até 2015) e Rede. Ele é economista, administrador e foi deputado federal entre 2011 e 2012. Também ocupou alguns cargos no Governo do estado e prefeituras de Vitória e Vila Velha, na Grande Vitória, segundo o G1.
Carlos Manato (PL)

Carlos Humberto Mannato (PL) é médico, especailizado em ginecologia e obstetrícia. Ocupou o cargo de deputado federal entre os anos 2003 a 2019. Em 2018, disputou as eleições para governador do ES pelo PSL, mas não foi eleito. Filiou-se ao PL em fevereiro de 2022. Sua candidatura tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro, também do PL.
Continua depois da publicidade
Para o cargo de vice-governador, o escolhido foi Bruno Lourenço, empresário e presidente do PTB.
Guerino Zanon (PSD)

Guerino Zanon (PSD) tem 65 anos e nasceu em Rio Bananal, ES. Ele é professor licenciado em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Antes de iniciar sua carreira política, foi sócio-fundador e presidente da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de Linhares (FACCL) e diretor do colégio Colégio Cristo Rei.
Foi prefeito de Linhares, no ES, por cinco mandatos e, em 2022, renunciou ao cargo para participar das eleições para governador. Ele ingressou na política em 1993 como secretário de Planejamento e foi também deputado estadual, em 2006 e 2014. De 2007 a 2008, ocupou o cargo de presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). Para as Eleições 2022, deixou o MDB e filiou-se ao PSD. Ao anunciar sua candidatura, deixou claro o apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL).
Renato Casagrande (PSB)

Renato Casagrande (PSB) tem 61 anos e nasceu em Castelo, no ES. É formado em Engenharia Florestal, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), e em Direito, pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim (FDCI).
O atual governador do ES filiou-se ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) em 1987 e desde então já foi deputado estadual (1991 a 1994), vice-governador (1995 a 1999), deputador federal (2003 a 2006) e senador (2007 a 2010). Além disso, ocupou cargos cargos executivos, como secretário de Estado de Agricultura, secretário municipal de Meio Ambiente da Serra e secretário municipal de Desenvolvimento Rural de Castelo.
Continua depois da publicidade
Em 2010, venceu a eleição para governador do Estado. Entre os anos 2015 e 2018, foi presidente da Fundação João Mangabeira. Em 2018, elegeu-se governador novamente e em 2022, busca a reeleição.
Ricardo Ferraço (PSDB) concorre ao cargo de vice-governador.
Vinícius Sousa (PSTU)

Nascido em Belo Horizonte, Minas Gerais, Vinícius Sousa tem 38 anos e é capitão da Polícia Militar, militante do movimento Policiais Antifascismo e da Revolução Brasileira (Corrente do PSOL). É formado em Direito, tendo iniciado o curso na PUC-MG e concluído na faculdade Multivix, na unidade de Castelo, no ES.
Sousa mudou-se para Espírito Santo em 2007. No ano seguinte, ingressou como soldado na PMES. Em 2012, foi aprovado no Curso de Formação de Oficiais da PMES. Saiu como aspirante em 2014 e no ano seguinte tornou-se tenente. É capitão da ativa desde de 2020 e atualmente exerce uma função administrativa no 9º Batalhão da PM, em Cachoeiro de Itapemirim.
Militares inspecionam código-fonte das urnas eletrônicas no TSE para Eleições 2022
Em 2019, concorreu a prefeito de Castelo, pelo Patriota, em uma eleição suplementar. Em 2020, concorreu a vice-prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, ES. Nas duas ocasiões, não conseguiu elerger-se.
Continua depois da publicidade
A jornalista Soraia Chiabai (PSTU) foi escolhida para disputar o cargo de vice-governadora.
Veja o vídeo para saber tudo sobre as Eleições 2022
Leia também
Luciano Hang almoça com Bolsonaro entre vaias e aplausos; veja vídeos
Lula registra candidatura e chama gestão Bolsonaro de criminosa