Nove partidos vão concorrer ao governo do Distrito Federal nas Eleições 2022. As siglas tiveram até o dia 5 de agosto para deliberar as candidaturas, apesar de os registros oficiais terem prazo para serem feitos até o dia 15 de agosto, quando os políticos se tornarem oficialmente candidatos.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Neste ano, as eleições acontecem no dia 2 de outubro e, eventualmente, um segundo turno no dia 30. A campanha eleitoral começa a partir de 16 de agosto no país.
Veja abaixo os candidatos
- Ibaneis Rocha (MDB)
- Izalci (PSDB)
- Keka Bagno (PSOL)
- Leandro Grass (PV)
- Leila Barros (PDT)
- Lucas Salles (DC)
- Paulo Octávio (PSD)
- Rafael Parente (PSB)
- Robson da Silva (PSTU)
Ibaneis Rocha (MDB)
O candidato pelo MDB, de 51 anos, é natural de Brasília. Formado em direito pela UniCeub, Ibaneis Rocha atuou na área de advocacia por 25 anos e em 2013 assumiu a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF). Eleito em 2018 governador do DF, o candidato procura sua reeleição nas Eleições 2022.
Continua depois da publicidade
Izalci (PSDB)
Candidato pelo PSDB, Izalci é natural de Araújos, em Minas Gerais. Na política desde 2022, o mineiro começou sua carreira como deputado distrital. Em 2010 e 2014, foi eleito e reeleito deputado federal e, em 2018, ganhou cadeira de senador. Pelo Instagram, o candidato se diz professor, contador e auditor.
Keka Bagno (PSOL)
Pela segunda vez concorrendo como candidata, Keka Bagno começou a carreira política há 15 anos, atuando em movimentos sociais. Nas eleições de 2018, concorreu como vice-governadora, também pelo PSOL. Atualmente, conselheira tutelar, a candidata diz ser a primeira mulher negra a concorrer ao cargo de governadora no DF.
Leandro Grass (PV)
Eleito deputado distrital em 2018 pela Rede Sustentabilidade, Leandro Grass migrou para o Partido Verde (PV) para concorrer como governador do Distrito Federal nas Eleições 2022. O candidato é professor, sociólogo e mestre em desenvolvimento sustentável.
Leila Barros (PDT)
Senadora pelo PSDB desde 2018, Leila Barros é ex-jogadora de vôlei. Na gestão do ex-governador Rodrigo Rollemberg, a candidata foi secretária de Esporte e Lazer no Distrito Federal e, em 2018, foi eleita a primeira mulher senadora pelo DF.
Continua depois da publicidade
Lucas Salles (DC)
Professor universitário há mais de 20 anos, jornalista e publicitário, Lucas Salles é natural de Campina Grande, na Paraíba. Participando das eleições no Brasil pela segunda vez, Salles já foi candidato a vereador na cidade natal, em 1992, e atuou como secretário municipal de Turismo.
Paulo Octávio (PSD)
Aos 72, Paulo Octávio iniciou sua carreira política em 1990 quando foi eleito deputado federal e senador, além de vice-governador da chapa de José Roberto Arruda. Advogado e empresário, o político é responsável por um grupo de 20 empresas de áreas diversas.
Rafael Parente (PSB)
Doutor em educação pela Universidade de Nova York, Rafael Parente foi o primeiro secretário de Educação do governo Ibaneis Rocha, em 2019. No entanto, deixou o cargo após divergências com o governador em projetos de escolas e gestão compartilhada com militares.
Robson da Silva (PSTU)
Professor de escola pública e ativista do movimento negro, Robson da Silva já foi candidato em três eleições pelo Senado.
Continua depois da publicidade
*Com informações do g1.