Seis candidatos vão concorrer ao governo do Ceará nas Eleições 2022. Os partidos possuem até o dia 15 de agosto para oficializar as candidaturas para que os políticos entrem na disputa de forma oficial. As campanhas eleitorais começam no dia 16.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

As eleições acontecem no dia 2 de outubro. Caso um segundo turno seja necessário, ele acontecerá no dia 30 do mesmo mês.

Veja abaixo os candidatos a governador do Ceará

  • Capitão Wagner (União Brasil)
  • Chico Malta (PCB)
  • Elmano de Freitas (PT)
  • Roberto Cláudio (PDT)
  • Serley Leal (Unidade Popular)
  • Zé Batista (PSTU)

Capitão Wagner (União Brasil)

Capitão Wagner é cearense e começou sua carreira política há mais de 10 anos. Em 2012 foi o vereador mais votado de Fortaleza e dois anos depois ganhou cadeira como deputado estadual ao ser também o político mais votado do Ceará para o cargo. Nas eleições municipais de Fortaleza, em 2016, levou a disputa ao segundo turno, mas perdeu para o atual prefeito da época e em 2018, foi eleito deputado federal novamente.

Continua depois da publicidade

Chico Malta (PCB)

Advogado e nascido em Fortaleza, Chico Malta teve atuação em movimentos sindicais durante a Ditadura Militar e foi preso na época. Membro do PCB desde 1979, o político é também participante da fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Elmano de Freitas (PT)

Advogado pela Universidade Federal do Ceará, Elmano de Freitas é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde 1989. Nas eleições de 2014, foi eleito deputado estadual e em 2018 foi reeleito ao cargo.

Roberto Cláudio (PDT)

Roberto Cláudio é formado em medicina e começou a carreira política em 2006, quando foi eleito deputado estadual do Ceará. Presidente da Assembleia Legislativa do Estado, em 2011, se candidatou nas eleições municipais e conseguiu o cargo de prefeito de Fortaleza nas eleições de 2012, onde se manteve até 2020 ao ser reeleito nas eleições de 2016.

Serley Leal (Unidade Popular)

Aos 40 anos, Serley Leal é bancário, Gestor de Finanças e concursado. Nascido no interior do Ceará, mudou-se para a Capital aos 15 anos e aos 19 iniciou lutas importantes no movimento estudantil, tornando-se defensor da revolução socialista.

Continua depois da publicidade

Zé Batista (PSTU)

Aos 48 anos, Zé Batista é trabalhador da Construção Civil. Nascido em Iguatu, no Ceará, o político foi anunciado pelo PSTU em maio deste ano como pré-candidato, onde apresentou um plano de governo que propõe um “programa classista e socialista”.

Veja tudo sobre Eleições 2022

Leia também

O que faz um governador

Eleições 2022: guia mostra tudo o que você precisa saber

Quem são os candidatos a presidente nas Eleições 2022